Alternativa terapêutica no controle da ansiedade e insônia pode ser feita por meio de melatonina isolada ou associada ao extrato de cannabis

Por Daniel Pereira, Medical Science Liaison da Endogen

Com dias corridos e falta de tempo de cuidar de si, nosso corpo torna-se alvo da falta da homeostase no organismo, isto é, a falta de equilíbrio em nível celular, impactando negativamente em todo o corpo, inclusive, no Sistema Nervoso Central-SNC, podendo ocasionar tensão, ansiedade e insônia. Além disso, estamos cada vez mais forçando nosso corpo a suportar atividades excessivas, exposição de telas e horas sem dormir.

Por conta desses fatores, acabamos prejudicando a qualidade ou a quantidade do nosso sono, por exemplo, gerando dificuldade de iniciar ou manter o sono, resultando em um descanso não reparador. A insônia promove uma má qualidade de vida e, junto dela, surge a ansiedade. Essa dupla imbatível tem se destacado como um grande problema da atualidade, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), por intermédio do Relatório Mundial de Saúde Mental, emitido em 2022, quase um bilhão de pessoas, sofrem de algum transtorno mental, entre eles a ansiedade e a depressão, as quais ocasionam problemas secundários como a insônia.

Para tratar algo tão vital como nosso sono é importante ter uma farmacologia bem estabelecida, mas, pouco se fala em novas terapias, principalmente àquelas de origem natural. Neste sentido, o extrato de Cannabis sativa L. contendo alto teor de fitocanabinoides, como o canabidiol (CBD) e baixo teor de tetrahidrocanabinol (THC), surgem como forte aliado na terapêutica de controle da ansiedade e insônia.

A relevância do uso deste extrato no controle destas patologias (doenças) é quase inquestionável por nós da comunidade científica e clínica, devido ao excelente perfil de tolerabilidade, segurança e eficácia, além dos inferiores e/ou quase nenhum Evento Adverso (EA) ao organismo e ótimos resultados terapêuticos observados. O efeito sedativo da planta medicinal tem sido notado desde o século XIX e se dá, principalmente, pela administração de baixas doses de THC, por ingestão oral dos extratos de Cannabis medicinal full spectrum.

Em 2019, um grupo de pesquisadores decidiram avaliar, clinicamente, o potencial do CBD em pacientes com ansiedade e distúrbio do sono. Eles comprovam, não só o potencial, mas, também a eficácia e segurança, parâmetros aliados à tolerabilidade do fitocanabinoide nas patologias em questão. O estudo contou com 103 pacientes, os quais foram avaliados e considerando os critérios estabelecidos antes dos estudos, 31 foram excluídos, tornando a amostra final de 72 pacientes. A melhora da ansiedade foi de 79,2% e no caso de distúrbio do sono 66,7%.

A busca por respostas quanto a segurança na utilização dos fitocanabinóides, ganharam destaque após a publicação de inúmeros artigos que afirmam o perfil de segurança com margem elevada em comparação a outras substâncias farmacológicas comercialmente utilizadas. Um deles, abordou o Transtorno de Ansiedade Social Generalizada (TAS), que é uma das condições de ansiedade mais comuns com prejuízo na vida social. Os resultados exibiram um perfil de segurança favorável e levaram à melhoria clinicamente significativa na qualidade do sono em todas as formulações avaliadas.

As problemáticas do dia a dia relacionadas às questões fisiológicas, emocionais e físicas, as quais promovem problemas psíquicos, exigem do prescritor a busca por alternativas além das tradicionais, como as complementares e integrativas para o tratamento das patologias de seus pacientes. A ansiedade e a insônia são problemas muito comuns na nossa sociedade e com grande número de casos no Brasil.

O uso de recursos terapêuticos de origem natural, de aporte científico comprobatório, com baixo custo, fácil aquisição, altíssima qualidade e excelente adesão, pode colaborar para a estabilidade desses transtornos. Com isso, tudo se baseia no equilíbrio, com os fitocanabinoides, presentes no extrato de Cannabis sativa e a melatonina (MLT) isolada ou em associação, , os quais auxiliando na homeostase, tendo o controle da ansiedade e dos distúrbios do sono, respectivamente.

Prof. Msc. Daniel Pereira, Medical Science Liaison – MSL da Endogen, Mestre em tecnologia química nuclear aplicações Graduado em ciências farmacêuticas e bioquímicas. Pós-graduando em fitoterápicos, farmácia clínica e hospitalar. Docente universitário do curso de graduação e pós-graduação em farmácia. Fundador do curso de aperfeiçoamento em ciências farmacêuticas e fitoterápicas.