A primeira menina nascida no hospital Nossa Senhora de Fátima, atual Santa Casa, em Cianorte

 

Cianorte mal tinha sido fundada em 26 de julho de 1.953 e em meados de 1.954 chegava em Cianorte, com apenas 28 anos de idade, o Pastor John Harrison Abel, que era filiado a uma missão mundial chamada Liga da Oração, fundada nos Estados Unidos. O objetivo desta missão era enviar casais missionários da Igreja Luterana para o Brasil, que nos anos 50 era um campo próspero para a evangelização. Foi o fundador da Igreja Independente Luterana de Cianorte, cuja sede ainda se encontra na Avenida São Paulo. Era um americano, que aprendeu falar português ainda em São Paulo, carismático, comunicativo, alegre e expansivo. Era casado com a americana Ruby Leona Abel, sem salário, contando tão somente com a ajuda de amigos da Igreja que vinha dos Estados Unidos. Quando chegaram tinham apenas dois filhos, David com três anos de idade e Jonathan com apenas um ano. Mais tarde, nasceu outro filho chamado Paul.

O Pastor Abel, como era conhecido tomou conhecimento que os diretores da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná estavam planejando fundar uma cidade a 50 milhas de Maringá, e Maringá era apenas um povoado. Ele soube que uma estrada estava sendo escavada em direção ao Paraguai e por ela chegou até Cianorte. Ele havia se encontrado com Dr. Hermann de Moraes Barros, que era Presidente da Companhia e a ele explicou as razões de sua vinda para o interior da mata, com objetivo de evangelização. E assim os diretores da Companhia assumiram o compromisso de doar terrenos, onde o Pastor Abel pudesse construir uma igreja e uma escola. E tudo aconteceu conforme planejado e em 1.955 a antiga Escola Evangélica e a Igreja já estavam sendo construídas na Rua Abolição e o internato Ginásio Cianortense, na Rua Monte Castelo. Cianorte sequer ainda era município, fato que ocorreu somente em 13 de julho de 1.955, desligando-se de Peabiru. E só em 1.956 que foi eleito o primeiro prefeito municipal!

O quarto filho do casal Pastor Abel e Ruby era uma menina, que nasceu em Cianorte, em 1.955, no Hospital São Lucas, depois, Nossa Senhora de Fátima, e hoje a atual Santa Casa e no mesmo local. Foi a primeira menina a nascer neste hospital pelas mãos de um dos primeiros médicos da cidade: Dr. Ramon Máximo Schulz. Hoje, Débora Abel é médica e reside em Curitiba, pelo que apuramos. Provavelmente, não foi registrada nesta cidade, eis que sequer cartórios oficiais
haviam na época.

A história de Cianorte é rica de detalhes interessantes e curiosos, mas muito mal lembrada pelos seus habitantes atuais, que pouco se interessam por fatos antigos, mas, foram a base para construir nossa história e deram oportunidade para termos a bela cidade que temos hoje.

Izaura Varella – Historiadora