Redução da tarifa

A Ecorodovia, controladora da Ecovia e da Ecocataratas, divulgou a homologação de acordo de leniência feito com a força-tarefa da Operação Lava Jato do Ministério Público Federal. Com isso, dentro de um prazo de 30 dias deve ocorrer a redução de tarifas em 30% nas praças do pedágio da BR-227 (trechos Guarapuava-Foz e Curitiba-Litoral).

Provisória do MDB

A executiva estadual do MDB escolheu a comissão provisória em Curitiba: Rogério Carboni (presidente) e vereador Silberto Cardoso (tesoureiro). O deputado Anibelli Neto, o advogado Clóvis Costa e vereadora Noêmia Rocha foram indicados como membros. A comissão vai organizar as novas filiações, dialogar com outros partidos e organizar a chapa de candidatos a vereador. Os vereadores Silberto e Noêmia Rocha vão coordenar a formação da chapa. Dos atuais dois, o MDB pretende eleger de quatro a seis vereadores na capital paranaense.

Pesquisa na praça

Nova pesquisa coloca mais fogo nas eleições em Foz do Iguaçu e assanha os pré-candidatos. O deputado Fernando Giacobo já ganhou respaldo do PL para disputar a prefeitura, o vice-prefeito Nilton Bobato está com um pé no MDB e outro no Solidariedade. O servidor público Hamilton Serighelli já anunciou que é pré-candidato a prefeito pelo PT.

Substituição tributária

O deputado Emerson Bacil (PSL) destacou a medida do governador Ratinho Junior que determinou a retirada de 60 mil itens do regime de substituição tributária”Se fala muito em desburocratização. É isso que a iniciativa busca. Este anúncio é muito importante ao empreendedor, comerciante e empresário. São mais de 60 mil itens que saem da lista da substituição tributária. E faz com possamos ser mais competitivos”, disse.

Traiano em Brasília

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSDB) estará hoje em Brasília em reunião com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP). Os presidentes de legislativos estaduais vão defender a inclusão de estados e municípios na reforma da previdência através da chamada PEC paralela. O nosso entendimento é que a União deva assumir essa responsabilidade de inclusão de estados e municípios na reforma da previdência, disse Traiano.

Novembro vermelho

A dentista Ana Paula Virmond Traiano tem um motivo especial para a chegada do mês de novembro. Dois anos atrás, descobriu que era portadora de um câncer, tratou e está completamente curada. Conseguiu transformar a experiência traumática em militância em favor da prevenção da doença. Levei ao meu sogro (deputado Ademar Traiano, presidente do legislativo estadual), a proposta de um projeto de lei para a prevenção do câncer bucal, sugerindo um mês dedicado a chamar a atenção dos paranaenses para os riscos desse tipo de câncer’’, revela. Foi desse encontro com o sogro que nasceu o Novembro Vermelho’’, um mês inteiro que será dedicado no Paraná a prevenção do câncer bucal. 

Jogos da Juventude 

A deputada Luísa Canziani participou do lançamento da etapa de Londrina da 32ª edição dos Jogos da Juventude do Paraná. A competição vai reunir 5,8 mil atletas de 18 modalidades esportivas entre os dias 20 e 29 deste mês. Luísa aproveitou e anunciou a instalação de uma academia contêiner no Conjunto Maria Cecília (Zona Norte). “Será um projeto piloto, que poderá ser replicado em outras regiões da cidade e até do País”, diz.  

Eleições do PT

O deputado Arilson Chiorato foi eleito presidente do PT do Paraná. Em Curitiba, o ex-deputado Angelo Vanhoni assumiu a legenda. A ex-vice-prefeita Mirian Gonçalves dispara como a favorita à disputar as eleições à prefeitura da capital paranaense.

Concurso da PM

O deputado Soldado Fruet (Pros) pediu ao governador Ratinho Junior a alteração no edital do concurso publico da idade limite para ingresso na Polícia Militar, de 30 para 35 anos. A idade limite para ingresso na Polícia Militar está ultrapassada por causa do aumento da expectativa de vida dos brasileiros, justifica. Conforme o IBGE, o Paraná é um dos quatro estados com indicadores de expectativa de vida superiores à média nacional: 77,4 anos contra 76.

Foco na pesquisa

O novo presidente do Parque Tecnológico de Itaipu, general Eduardo Castanheira Garrido Alves, diz que o foco agora do parque estará voltada à pesquisa, tecnologia e inovação. Há dois meses no cargo, Garrido Alves já cortou mais de uma centena de projetos fora desse escopo.

Da Redação ADI-PR Curitiba

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.         

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade da Tribuna de Cianorte.