Defensoria e Procon

Avança na Assembleia Legislativa a instalação de seções da Defensoria Pública e do Procon. Ontem, o presidente do legislativo, Ademar Traiano (PSDB) e o 1º secretário da Casa, Luiz Cláudio Romanelli (PSB), se reuniram com o defensor-geral do Estado, Eduardo Abraão, com o secretário Ney Leprevost (Justiça, Cidadania e Família) e com a coordenadora do Procon, Claudio Silvano, e afirmaram que nos próximos dias serão formalizados os convênios com os dois órgãos.

Prefeito empreendedor

O prefeito de União da Vitória, Santin Roveda (PR), é mais um finalista ao prêmio Prefeito Empreendedor do Sebrae. A Casa do Empreendedor, projeto desenvolvido na cidade, mereceu destaque na premiação que será entregue no dia 22 de abril em Curitiba.

Convite aceito

O ministro Edson Fachin, STF e TSE, convidou o advogado paranaense Moisés Pessuti a fazer parte do grupo de trabalho que fará a sistematização das regras eleitorais no país. O grupo vai identificar conflitos normativos, excessos ou falhas nas regras. O estudo será avaliado pelos ministro do TSE.

Saúde indígena

Os prefeitos do Paraná não querem saber da municipalização do atendimento da saúde indígena como pretende o Ministério da Saúde. Em carta, a AMP diz que as prefeituras conseguem, com muito custo, atender a saúde básica dos moradores das cidades e não têm dinheiro suficiente para prestar este tipo de serviços aos índios. E que o governo federal e quem deve continuar prestando esse tipo de serviço.

Tarifa Rural

A Tarifa Rural Noturna da Copel, que garante descontos na tarifa de luz, agora é lei promulgada pelo presidente da Assembleia Legislativa, Ademar Traiano (PSDB). A iniciativa é do deputado Marcio Nunes (PSD), atual secretário do Desenvolvimento Sustentável e Turismo. O desconto atende 12 mil produtores rurais das cadeias produtivas de aves, suínos, peixes e de leite. O desconto de 60% na tarifa vale na energia usada entre 21h30 e 6h.

Saúde regional

Temos o desafio de fazer com que a Saúde esteja mais próxima da população e regionalizar ainda mais o atendimento em especialidades. Esse é o grande problema de municípios: as pessoas têm que andar 100, 200, até 300 quilômetros para consultas” – do governador Ratinho Junior ao anunciar o repasse de R$ 32 milhões a programas como Hospsus que atende os hospitais públicos e filantrópicos.

Começa por Foz

Foz do Iguaçu vai receber o projeto-piloto do Ministério de Segurança e Justiça que prevê a implantação de centros de integração de forças policiais nas cidades de fronteira. O ministro Sérgio Moro deu prazo de 45 dias para definir o cronograma e os planos de ação, além da seleção dos órgãos e agentes que irão compor o centro.

Mais empregos

O Paraná criou 18.254 empregos em fevereiro e as cidades paranaenses com maiores saldos de emprego no mês passado foram: Curitiba (3.597), Maringá (1.205), Ponta Grossa (1.000), Cascavel (864) e Pato Branco (671).

Cida na ativa

A ex-governadora Cida Borghetti (PP) está dando expediente todos os dias na nova sede do partido em Curitiba. Cida recebe prefeitos, vereadores, empresários e lideranças de diversas regiões. Também participa de eventos e reuniões nas regiões de Curitiba e de Maringá. Recentemente, a ex-governadora integrou o Corpo Consular do Paraná, entidade que reúne representantes de mais de 40 países.

___

Da Redação ADI-PR Curitiba

Coluna publicada simultaneamente em 22 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *