COLUNA ADI-PR

Saldo positivo
O Paraná fechou os primeiros cinco meses do ano com o melhor saldo na geração de empregos desde 2011, além do segundo melhor resultado para maio no mesmo período. Entre janeiro e maio de 2021, foram criadas 103.432 vagas com carteira assinada no Estado. Além dos melhores cinco meses, o Paraná já tinha conquistado o melhor resultado histórico no primeiro trimestre e no primeiro quadrimestre do ano.

Melhor tempo
A Junta Comercial do Paraná (Jucepar) obteve o melhor tempo no País para a abertura de empresas no mês de junho. Para a abertura de empresas em junho deste ano, os 5.467 empresários que protocolaram seus pedidos levaram em média 1 dia e 10 horas para concluir o processo.  “A Jucepar é hoje modelo no Brasil no registro mercantil. Essa conquista só foi possível com a ajuda da tecnologia da informação e pelo trabalho de todos os nossos colaboradores e parceiros a quem agradeço imensamente”, diz o presidente Marcos Rigoni.

Vai de torcida!
Com a queda no número de casos fatais e de infectados pelo coronavírus nas últimas semanas, o Governo do Paraná deve começar a liberar a presença de torcida nos estádios do Paraná, em agosto ou setembro, em um primeiro momento com até no máximo 50% da capacidade, assim como fizeram alguns países europeus fizeram durante a Eurocopa. O chefe da Casa Civil, Guto Silva (PSD), sinalizou a provável liberação de torcida nos estádios.

NASA
A Professora Marcella Scoczynski, do Campus Ponta Grossa da UTFPR, foi selecionada em programa da NASA – National Aeronautics and Space Administration. A professora Marcella Scoczynski foi selecionada para atuar no projeto de pesquisa que estuda a origem dos ventos solares e seu impacto na Terra. “É um orgulho muito grande poder representar o meu país em um projeto tão desafiador e compartilhar o meu conhecimento com pessoas incríveis”, encerra Marcella.

Ampla defesa
O líder do governo na Câmara, deputado Ricardo Barros (Progressistas-PR), divulgou um vídeo neste domingo (4) criticando a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid do Senado Federal. Ele pede ao Supremo Tribunal Federal (STF) para garantir a data marcada para seu depoimento na comissão para se defender das acusações.

Ampla defesa II
“Fui convidado para estar lá dia 8 de julho, aceitei o convite e foi desmarcada a minha fala sem nenhuma justificativa. A CPI não pode sequestrar a minha honra e de qualquer um que seja. Peço ao Supremo Tribunal Federal que garanta que eu possa defender a minha honra e dizer que não tenho nada a ver com Covaxin e ajo em interesse do Brasil. Peço aos senadores que aceitem a oportunidade de me defender”, disse Ricardo Barros.

In memoriam
Morreu na noite de sábado (3) o presidente do Coritiba, Renato Follador, vítima de Covid-19, aos 67 anos. Ele estava internado em decorrência da covid na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), desde o início de junho, tendo uma piora no quadro nas últimas 24 horas. O Coritiba postou nas redes sociais uma mensagem lamentando o falecimento de Follador e escreveu que “é um momento de união e força a todos os familiares, amigos e a nação coxa-branca”.

Horário de verão
O deputado federal Paulo Eduardo Martins (PSC) encampou a luta pela volta do horário de verão, encerrado em 2019, no primeiro ano da atual gestão. Na época, o parlamentar se colocou contrário à medida. “Não faz o menor sentido trocar a luz do sol do fim do dia, quando se tem liberdade, para o início da manhã, quando se tem apenas obrigações”, disse Paulo Martins.

Energia 
As Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) e as Centrais Geradoras Hidráulicas (CGHs) vêm ganhando espaço no sistema elétrico nacional. A PSHs e CGHs respondem por apenas 3,5% da matriz energética brasileira. Um sistema de baixo custo de instalação e menor impacto ambiental ainda subutilizado, no entanto, isso pode mudar, principalmente no Paraná que é um dos estados com maior potencial nessa área. A expectativa é que este mercado cresça em ritmo acelerado.

CPI da Covid 
A CPI da Covid no Senado vota nesta terça (6) a quebra de sigilo sobre a quebra dos sigilos bancário e telefônico de pessoas apontadas com suposto envolvimento em irregularidades na negociação de vacinas pelo Ministério da Saúde. Os parlamentares também vão ouvir nesta semana Roberto Dias, ex-diretor de Logística do Ministério da Saúde.

Na defesa 
O juiz Marcelo Bretas, titular da 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, negou ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) ter atuado com parcialidade na Operação Lava-Jato e desafiou o advogado Nythalmar Dias Ferreira Filho a apresentar provas contra ele. Em acordo de delação premiada fechado com a PGR, Nythalmar acusou Bretas de negociar penas, orientar advogados, investigar, combinar estratégias com o MP, direcionar acordos, pressionar investigados, manobrar processos e até trabalhar para influenciar o resultado das eleições.

Média móvel 
Com média móvel de casos de 49.887,1, o Brasil apresentou a menor taxa desde 24 de fevereiro, quando o número era de 49.338. O índice deste domingo é, também, 32,21% menor que o registrado há duas semanas, o que indica que, após intenso período com frequentes altas no primeiro semestre, o quadro epidemiológico do país começa a mostrar melhoras. O Brasil também apresenta, há uma semana, cenário de queda no número de vítimas fatais da pandemia.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *