Coluna ADI-PR 06.01.2021

Vacina garantida
O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, confirmou que a vacinação contra a Covid-19 no Paraná deve iniciar entre 20 e 31 de janeiro. Segundo o secretário, prazo foi garantido pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. A imunização iniciará com a aplicação da vacina nos profissionais de saúde que atuam na linha de frente contra a covid-19, cerca de 90 mil pessoas. Não se sabe ao certo qual vacina estará disponível, entre as prováveis estão: CoronaVac, Pfizer, da Moderna, da Sputnik V.

Retomada da economia
O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) destacou o esforço do Governo do Estado e da Assembleia Legislativa em reforçar os convênios com os municípios que resultam no investimento de mais de R$ 2 bilhões em obras de infraestrutura, mobilidade urbana, saúde, educação, habitação, meio ambiente, entre outras. “Em todo o Paraná, o governo realiza obras de infraestrutura, preparando os municípios para a retomada da economia. Com o apoio dos deputados, o Paraná segue em frente, fortalecendo todas as regiões”, diz Romanelli

Condomínio do idoso
O Condomínio do Idoso de Foz do Iguaçu alcançou 80% de execução e chegou à fase de acabamento e revisão final. São 40 casas exclusivas para moradores da terceira idade em formato de loteamento fechado e sob um programa de aluguel social. O investimento da Cohapar na segunda unidade do programa Viver Mais Paraná atingiu R$ 4,29 milhões. A entrega das casas está prevista para o primeiro trimestre deste ano.

Jovens na política
O vereador Dionathan Santos (PL), com 22 anos, foi eleito presidente da Câmara de Vereadores de Ibema, para o biênio 2021-2022. O estudante de direito é o mais novo na história a ocupar o cargo na cidade. “Sou vereador pela primeira vez, mas conheço bem como funciona a gestão pública. Com 18 anos fui aprovado em um concurso público administrativo em Cascavel, e desde então, atuava diretamente com os trâmites administrativos”, ressaltou.

Hospital de campanha
A nos casos confirmados de covid-19 tem feito governos reabrirem ou estenderem o prazo de funcionamento de hospitais de campanha pelo País, como forma de desafogar e evitar o colapso da rede de saúde. O total de mortos pelo vírus no Brasil se aproxima dos 200 mil. Em Cascavel, um hospital de campanha que funcionou no Centro de Eventos está com a estrutura pronta para ser reativada, mas só será colocada em operação se os casos continuarem aumentando, diz a prefeitura.

Leitos de UTI
O Hospital Universitário (HU) de Ponta Grossa recebeu equipamentos para instalação de 20 novos leitos clínicos para Covid-19. De acordo com a UEPG, após a abertura de todos os leitos, o hospital passará a ter 40 leitos de UTI, 64 de enfermaria e 4 emergenciais para a Covid-19. HU está atendendo exclusivamente pacientes com coronavírus e de hemorragia digestiva. A medida está em vigor até 12 de janeiro.

Estado de calamidade
Tramita no Senado um novo projeto que trata sobre a continuidade do estado de calamidade, agora com validade até o dia 30 de junho de 2021. O estado de calamidade em decorrência da crise provocada pela pandemia do coronavírus se encerrou no último dia 31 de dezembro, conforme previsto no Decreto Legislativo 6/2020. O estado de calamidade permiti maior poder de investimento por parte do poder público, sem os riscos jurídicos previstos em lei.

Agenda regulatória
O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) publicou a agenda regulatória para o biênio 2021-2022. Entre os temas que terão atenção especial do órgão nos próximos dois anos está a revisão do processo de formação de condutores, a regulamentação de veículos autônomos (sem condutor) e uma nova regulamentação da aplicação de multas a pedestres e ciclistas

Bolsa família
A Caixa Econômica Federal divulgou o calendário de pagamentos do Bolsa Família em 2021. O Bolsa Família paga os beneficiários conforme o dígito final do Número de Identificação Social (NIS). Os depósitos ocorrem sempre nos dez últimos dias úteis de cada mês. O calendário está disponível no site da Caixa Econômica Federal.

Delegacias especializadas
O governo federal planeja investir cerca de 6 milhões de reais na implementação de salas de atendimento especializado a mulheres vítimas de violência, desta vez em delegacias comuns. Atualmente, menos de 10% das cidades brasileiras possuem delegacias especializadas no combate à violência doméstica. Ao custo de de 250.000 reais por unidade, a previsão é de que 25 núcleos integrados de apoio a mulheres sejam implementados.

Presidência da Câmara
A corrida pela presidência da Câmara já começou. Baleia Rossi (MDB), escolhido por Rodrigo Maia (DEM) e apoiado por onze partidos, inclusive alguns de esquerda, prometeu defender a independência da Câmara e a democracia. Já Arthur Lira (PP), o nome de Bolsonaro, afirmou que seu compromisso será com a economia e a retomada das atividades. No Senado, Davi Alcolumbre (DEM), iniciou sua campanha em prol de Rodrigo Pacheco (DEM), que recebeu o apoio da bancada do PSD.

Isolamento em alta
O isolamento social no Brasil superou a marca dos 50% pela primeira vez desde maio. Dados de 60 milhões de celulares coletados pela consultoria InLoco mostram que o recorde de pessoas em casa ocorreu ao longo dos dias 27 de dezembro de 2020 e 3 de janeiro, os dois domingos após os feriados de Natal e Ano Novo. Nas duas datas, o índice de quarentena foi de 52,3%.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade da Tribuna de Cianorte.