ADI-PR

Litoral paranaense
O governador Ratinho Junior (PSD) lançou o edital de licitação da primeira fase das obras de recuperação da orla de Matinhos, no Litoral do Paraná. Nesta etapa serão revitalizados 6,3 quilômetros entre a Avenida Paraná e o Balneário Flórida. O prazo de conclusão é de 32 meses a partir da ordem de serviço. “Será um conjunto de obras importante e emblemático. Acreditamos muito neste projeto, que vai mudar a cara do Litoral. É a maior aposta de investimento do Estado”, destacou Ratinho Junior.

Sem óbito
Boa Esperança do Iguaçu é a única cidade do Paraná sem registro de morte por Covid-19. Dos 399 municípios do Paraná,  a cidade do sudoeste, não registrou nenhuma morte por Covid-19 até este domingo (20), segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). A cidade é uma das 51 do Brasil que não registraram mortes pela doença. No sábado, o país chegou à marca de 500 mil óbitos por Covid. Desse total, mais de 29 mil são paranaenses.

Convite feito
O líder do governo Bolsonaro na câmara federal, deputado Ricardo Barros (PP) confirmou, neste final de semana ao npdiario, ter convidado a deputada Luísa Canziani (sem partido) para ingressar no seu partido, PP. Também estendeu o convite ao pai, Alex Canziani, ex-deputado federal por cinco mandatos. “Os dois são bem-vindos ao Progressistas. Estamos conversando, porém eles também tratam com outras legendas”, declarou Barros, que já foi ministro da Saúde. De acordo com rumores críveis, há possibilidade também de pai e filha se filiarem também ao PSD do governador Ratinho Junior.

Em 2022
O governador Ratinho Júnior (PSD) deve ampliar, em 2022, as alianças partidárias na busca pela reeleição para o cargo. Ratinho Jr tende a atrair mais partidos para a coligação governista do que a que o levou ao Palácio Iguaçu em 2018. O governador já dá o sinal de provável apoio da ex-governadora Cida Borguetti (PP), que na última eleição concorreu com oito partidos, outros partidos à espreita são Democratas, PSL e o Patriota.

Paranaense no TRF4
O desembargador federal Fernando Quadros da Silva, 57 anos, natural da cidade paranaense de União da Vitória, assumiu nesta segunda-feira (21) o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), com sede em Porto Alegre. A cerimônia de posse começou às 15 horas e foi transmitida ao vivo pelo canal oficial do tribunal no YouTube e pelo Tela TRF4, no Portal. Também assumiram o novo presidente Ricardo Teixeira do Valle Pereira e o novo corregedor regional da Justiça Federal da 4ª Região, Cândido Alfredo Silva Leal Júnior.

Protege!
Levantamento realizado pelo epidemiologista Wanderson de Oliveira, aponta que a Coronavac, vacina produzida pelo Instituto Butantan, é a que mais protege contra casos graves da doença, até 97% das mortes em pessoas infectadas. Para chegar a esta conclusão, o especialista utilizou dados do sistema OpenDataSus, do Ministério da Saúde. O estudo analisou o período de duas semanas após a aplicação da segunda dose da vacina. Além disso, analisou as taxas de eficácia contra casos graves das vacinas Astrazeneca (90%), Pfizer (80%), Janssen (85%) e Sputnik V (85%).

Qualidade de vida
A gestão do governador Ratinho Júnior (PSD), vem investindo continuamente na melhoria da qualidade de vida dos paranaenses. Desde janeiro deste ano, mais de R$ 20 milhões já foram aplicados pela administração estadual em obras voltadas à cidadania, em especial nos municípios do interior do Estado. Iniciativas como o projeto Meu Campinho, centros culturais, parques urbanos, bibliotecas públicas, praças e calçadas novas, escolas municipais. Para o secretário João Carlos Ortega, esses empreendimentos mostram a orientação do governador para criar condições que promovam melhorias na vida das pessoas.

Reforma do Estado
Em live sobre a Autorreforma, que teve como tema Reforma do Estado e o Novo Federalismo”, o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, afirmou que, para além da questão fiscal, o debate sobre o novo federalismo, uma das teses da Autorreforma, deve considerar a possibilidade de as assembleias estaduais legislarem sobre matérias, atualmente prerrogativa do Congresso Nacional. “Nos Estados Unidos, as assembleias legislativas têm poderes. No Brasil, elas também poderiam legislar sobre matérias de responsabilidade exclusiva do Congresso Nacional, porque isso também reflete um outro tipo de concentração do atual federalismo”, opinou.

Ato de filiação
O PSB realiza, na nesta terça-feira (22), às 11h, o ato de filiação do governador do Maranhão, Flávio Dino. O evento será ao ar livre, na sede da Fundação João Mangabeira (FJM), em Brasília. Haverá transmissão ao vivo nas contas do Facebook do PSB nacional e da FJM. Na quinta-feira (17), o governador do Maranhão anunciou a sua saída do PCdoB. Na sexta-feira (18) confirmou a sua filiação ao PSB, que será, aliás, no mesmo dia de Marcelo Freixo.

Regras eleitorais
Deputados federais discutem mudanças nas regras eleitorais para 2022. Ao todo, três grupos de trabalho, distintos e simultâneas, realizaram 20 audiências públicas remotas. Os debates ocorrem no momento em que a Casa funciona de maneira semipresencial em função da resiliência da pandemia de covid-19 no Brasil, com participação mínima da sociedade. A PEC usada como base para a reforma, inclui questões como tempo de mandato, número total de deputados, voto facultativo, cotas raciais e de gênero, recall de mandatos, financiamento de campanhas, fidelidade partidária, candidatura avulsa e até o próprio nome da Câmara dos Deputados.

Colcha de retalhos
A Câmera dos Deputados votou novamente a Medida Provisória do setor elétrico. O senador Oriovisto Guimarães, que defende a privatização da Eletrobras, afirma que os penduricalhos apresentados encarecem a conta de luz do consumidor final. “Transformaram a medida em uma colcha de retalhos, estão criando tantas obrigações que chagará um momento em que a futura Eletrobras privatizada não conseguirá pagar todos os benefícios,  e para cumprir com o acordado vai aumentar a tarifa de energia elétrica, infelizmente”, disse.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *