Após geada e temperaturas negativas, frio segue predominante no Paraná

O fim de semana foi marcado por temperaturas baixas em todo o Paraná e geada, principalmente no Centro-Sul e na Região Metropolitana de Curitiba, por conta da atuação de uma massa de ar frio. Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o amanhecer seguirá gelado nos próximos dias, com elevação gradual das temperaturas à tarde. Não há previsão de chuva para esta semana no Estado.

No sábado (9), as menores temperaturas foram registradas em General Carneiro (-1,5°C), Palmas (-1,2°C), Guarapuava (-0,3°C), São Mateus do Sul (0,5°C), Laranjeiras do Sul e Pinhão (1,4°C), Pato Branco (1,8°C) e Cascavel (1,9°C). As máximas ficaram em torno de 21°C no Litoral e não passaram dos 20°C nas demais regiões.

No domingo (10), General Carneiro e São Mateus do Sul registraram -1,4°C, Guarapuava teve -1,1°C e cidades como União da Vitória, Lapa e Ponta Grossa ficaram abaixo de 1°C. As máximas mais altas chegaram a 23°C em Loanda, Guaíra e Cândido de Abreu.

Nesta segunda-feira (11), o frio se manteve, com mínimas de -0,5°C em General Carneiro e -0,2°C em Palmas. Entre terça (12) e quarta-feira (13), a previsão indica geada no Centro-Sul, Oeste, Campos Gerais e Região Metropolitana de Curitiba, com mínimas abaixo de 5°C no amanhecer. No Oeste e Norte, a massa de ar frio perde força, e as temperaturas à tarde podem ultrapassar os 25°C.

Na quinta (14) e sexta-feira (15), no Litoral e Leste, o tempo ficará nublado e as máximas não devem subir muito, devido à passagem de um cavado meteorológico pelo oceano Atlântico. O fenômeno trará umidade do mar para o continente, segundo o meteorologista Reinaldo Kneib, do Simepar.

Sem previsão de chuva e com predomínio de sol na maior parte do Paraná, a tendência para o próximo fim de semana é de temperaturas mais agradáveis.

O Simepar conta com 120 estações meteorológicas automáticas, três radares e cinco sensores de descargas atmosféricas, monitorando condições como chuvas extremas, secas e incêndios. Mais informações estão disponíveis no site www.simepar.br, com previsões detalhadas para os 399 municípios paranaenses.