Novembro de 2025 é o mais chuvoso em Cianorte desde 2016

Cianorte apresentou uma mês de novembro verdadeiramente atípico, caracterizado por volumes de chuva que superaram amplamente a média histórica e estabeleceram um novo recorde para o município.

De acordo com o balanço consolidado das estações meteorológicas do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a Estação Cianorte registrou um acumulado de 275,8 mm ao longo do mês. O dado é 140% maior, quando comparado à média histórica para o período, que é de 114,9 mm.

O ritmo das precipitações foi vertiginoso: em Cianorte, assim como em Santa Helena e Campo Mourão, a média de chuva esperada para todo o mês foi ultrapassada nos dois primeiros dias de novembro. Para a estação de Cianorte, que teve seu equipamento instalado em 2016, este é o maior volume registrado em toda a sua série histórica, reforçando a natureza extrema do evento climático.

O cenário de chuvas volumosas em Cianorte foi replicado em diversas outras regiões do Paraná. O relatório do Simepar aponta que o volume de chuvas ficou dentro ou acima da média em praticamente todo o Estado, com exceção de apenas nove estações, como as de Antonina, Fazenda Rio Grande e Paranaguá.

O destaque para volumes que superaram a média em mais de 100 mm inclui, além de Cianorte, municípios como Apucarana, Campo Mourão, Cândido de Abreu, Cornélio Procópio, Guaratuba, Londrina, Santa Helena e Ubiratã. Em Apucarana, Cândido de Abreu, Campo Mourão, Cianorte, Guaratuba, Lapa, Londrina e Santa Helena, novembro de 2025 foi o mês com maior acumulado de chuvas desde 2015.