Março termina com chuva 49% acima da média em Cianorte

Da Redação com Assessoria

De acordo com os dados do Sistema de Meteorologia do Paraná (Simepar), Cianorte encerrou o mês de março com 208,8 milímetros de chuva. Número 49% maior que a média esperada para esse período, que é 140.5 mm. Se comparado ao mesmo período do ano do ano passado, o valor é ainda maior. Foram 63% a mais de chuva, quando em 2021, Cianorte registrou 127,6mm.

Para fazer valer a canção de que as águas de março fecham o verão, choveu muito no Paraná no mês passado. Um levantamento do Simepar em 11 estações meteorológicas revela que em todas as cidades nas quais estão localizadas o índice pluviométrico ficou acima da média história para o período. Em alguns casos, como Maringá (203%), Londrina (157%), Pato Branco (150%), Guarapuava (121%) e Foz do Iguaçu (120%), a precipitação acumulada em milímetros (mm) mais do que dobrou.

Situação bem diferente a do ano passado. Março de 2021 foi caracterizado por chuvas irregulares em todo o Estado, com a maioria das cidades finalizando o mês com precipitações abaixo do esperado. O fim da estiagem permitiu ao Paraná sair de uma longa crise hídrica – foram mais de dois anos em situação de calamidade.

ABRIL 

A previsão para abril é de instabilidade, com a queda gradativa da temperatura com a entrada do outono. Uma nova frente fria está prevista para chegar ao Sul do Brasil na próxima semana, com indicativo de temporais em algumas regiões. As chuvas devem ficar dentro da média histórica para o período.