Comércio de Cianorte amplia horário de atendimento para Dia dos Pais

Os comerciantes de Cianorte se preparam para uma das datas mais importantes do segundo semestre: o Dia dos Pais, celebrado neste domingo, 10. Em meio a um cenário de inflação acima da média nos produtos e serviços relacionados à data, o comércio local terá horário especial de atendimento para facilitar as compras dos consumidores.

Nesta sexta-feira, 8, as lojas funcionarão das 8h às 21h. No sábado, 9, o atendimento será das 9h às 17h. A medida visa atender à demanda dos filhos que deixam para escolher o presente de última hora, além de impulsionar as vendas no comércio da cidade.

De acordo com levantamento da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), a inflação da cesta de produtos típica do Dia dos Pais acumula alta de 5,83% nos últimos 12 meses no Brasil — índice superior ao mesmo período do ano passado, que havia registrado 3,06%. No Paraná, o aumento foi de 5,51%, quase o dobro do percentual verificado em 2024 (2,91%) e acima da inflação geral estadual (5,33%).

A alta nos preços atinge diretamente itens considerados tradicionais para a data. Joias (+27,20%) e chocolates em barra ou bombons (+23,27%) apresentaram as maiores elevações. Bebidas alcoólicas também subiram 9,10%, enquanto perfumes aumentaram 3,94% e vinhos, 3,70%.

Peças de vestuário, que lideram as intenções de compra entre os paranaenses, segundo sondagem da Fecomércio PR em parceria com o Sebrae/PR, também estão mais caras. Roupas masculinas subiram 5,31% no último ano. Sandálias e chinelos tiveram alta de 6,62%, e os tênis encareceram 6,59%.

Outros itens procurados, como livros (+5,66%), produtos para a pele (+6,39%), itens de barbearia (+2,14%) e computadores pessoais (+6,72%), também sofreram variações relevantes nos preços.

Apesar disso, o consumidor ainda pode encontrar opções acessíveis para homenagear os pais. “Alguns serviços, como pacotes turísticos e refeições fora de casa, apresentaram queda de 7,37% nos últimos 12 meses e podem ser boas alternativas para quem busca celebrar com criatividade e carinho”, explica o assessor econômico da Fecomércio PR, Lucas Dezordi.

Em Cianorte, a expectativa é que o movimento no comércio aumente significativamente entre esta quinta e sábado. Empresários apostam nas vitrines temáticas, descontos progressivos e condições facilitadas de pagamento para superar os desafios impostos pela inflação.