Cianorte em alerta para frio intenso e risco de geada no fim de semana

Cianorte se prepara para um dos fins de semana mais frios do ano, com a chegada de uma massa de ar polar que deve derrubar as temperaturas em todo o Paraná. De acordo com o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), a mudança no clima será sentida a partir da sexta-feira, 9, após a passagem de uma frente fria que traz chuvas e instabilidade em várias regiões do Estado.

Na Capital do Vestuário, os termômetros devem registrar mínima de 13°C e máxima de 22°C nesta sexta. Já no sábado, o amanhecer será gelado, com mínima prevista de 7°C e máxima de 16°C. O frio se intensifica no domingo, com mínima de 6°C e máxima de 20°C. Na segunda-feira, 11, as temperaturas devem variar entre 8°C e 22°C, marcando o início de uma leve elevação térmica.

Segundo os meteorologistas, o frio mais intenso será registrado à noite, ao contrário do padrão típico das manhãs geladas. Isso ocorre devido ao fenômeno da inversão térmica, especialmente nas regiões Oeste, Sudoeste, Centro-Sul e também no Noroeste do Estado, onde está localizada Cianorte.

A massa de ar polar avança rapidamente pelo Sul do Brasil, provocando temperaturas mínimas abaixo de 5°C em diversas regiões paranaenses. Há possibilidade de geada, principalmente em áreas rurais e menos urbanizadas, onde o vento é fraco e a umidade relativa do ar é mais baixa.
“Esse sistema tem força para afetar inclusive áreas do Noroeste, como Umuarama e Cianorte, o que não é tão comum em invernos recentes, quando o frio intenso se concentrava mais ao Sul”, explicou o meteorologista Fernando Furlan.