Cianorte dobra média de chuva para novembro em apenas 16 dias

Cianorte ultrapassou com folga a média histórica de chuva para novembro. Até o dia 16, o município acumulou 246 mm, mais que o dobro dos 111,9 mm esperados para todo o mês. O volume foi impulsionado pela passagem de uma frente fria que atingiu o Paraná entre domingo, 16, e a manhã desta segunda-feira, 17, elevando os índices de precipitação em várias regiões.

A instabilidade trouxe também rajadas de vento entre 60 km/h e 80 km/h em diferentes cidades. Loanda registrou 76 km/h às 3h; Nova Tebas, 61,9 km/h por volta das 2h; e Cornélio Procópio teve rajada de 64,8 km/h às 6h45. Somente na manhã de segunda-feira, acumulados acima de 40 mm foram medidos em municípios como Cândido de Abreu, Apucarana, Campo Mourão, Cianorte, Mandaguari, Londrina, Maringá, Paraguavaí, Umuarama e Nova Tebas.

Com o cenário de chuva intensa, 20 estações meteorológicas do Simepar com mais de sete anos de operação já superaram a média histórica para novembro em apenas 16 dias. A frente fria perdeu força ao longo do dia, mas novas áreas de instabilidade ainda devem se formar.

Nesta terça-feira, 18, parte do Estado segue sob influência das instabilidades. No Oeste, Sudoeste e Noroeste — regiões onde o sol deve aparecer — as temperaturas permanecem amenas. As máximas ficam próximas de 25°C no Interior e não passam de 20°C na Região Metropolitana de Curitiba, segundo o meteorologista Barbieri.

A partir de quarta-feira, 19, o tempo volta a estabilizar em todas as regiões. O sol predomina e as temperaturas começam a subir. A estabilidade deve permanecer até a tarde de sexta-feira, quando os termômetros devem ultrapassar 30°C nas regiões Oeste, Noroeste e Norte.