Capacitação reúne cerca de 100 profissionais da alimentação escolar

Aproximadamente 100 profissionais que atuam nas cozinhas e lactários das escolas municipais, CMEIs, APAE e do CEI São José participaram, na tarde de segunda-feira, 2, da tradicional capacitação de início do ano letivo. O encontro foi realizado no auditório do campus da UEM e marcou o alinhamento das equipes para as atividades de 2026.

A abertura contou com as boas-vindas da secretária municipal de Educação, Jakeline Plácido Marcon, que destacou a relevância da formação continuada para os profissionais da área. “Manter-se atualizado é fundamental para garantir a qualidade da alimentação servida nas instituições de ensino. O trabalho desenvolvido nas cozinhas escolares impacta diretamente a saúde, o aprendizado e o bem-estar dos nossos alunos”, ressaltou a secretária.

Na sequência, o chefe da Divisão de Alimentação Escolar, Leudriane Ulian Leite, apresentou o novo uniforme que será entregue em breve aos profissionais. O conjunto é composto por dolma, calça, avental e chapéu de chef. “São peças pensadas para garantir a segurança, higiene e conforto no ambiente profissional”, afirmou. Leudriane também reforçou a importância do uso de calçado adequado, que deve ser fechado, antiderrapante e resistente a líquidos e ao calor.

As orientações técnicas e práticas ficaram a cargo das nutricionistas Fabiana Garcia Igarashi e Priscilla do Valle Avelino, que abordaram os temas “Boas práticas de manipulação dos alimentos” e “Rotina da merenda escolar”, reforçando procedimentos essenciais para a qualidade e segurança alimentar nas unidades de ensino.

Ao final da capacitação, foi realizado o sorteio de brindes, com a colaboração dos CMEIs e das Escolas, encerrando o encontro de forma descontraída e valorizando o trabalho dos profissionais que desempenham papel fundamental na alimentação escolar do município.