Itaipu entrega estudos sobre cultivo de tilápia no reservatório
A Itaipu Binacional entregou nesta terça-feira (3), no Palácio do Itamaraty, em Brasília, estudos técnicos sobre a viabilidade do cultivo de tilápia no reservatório da usina. O material foi apresentado pelo diretor-geral brasileiro, Enio Verri, à secretária de América Latina e Caribe do Ministério das Relações Exteriores (MRE), Gisela Maria Figueiredo Padovan, e inclui também pedido de esclarecimentos ao Itamaraty diante da recente aprovação de legislação específica no Paraguai.
Os documentos reúnem análises ambientais e jurídicas elaboradas por um grupo de trabalho binacional. Segundo Verri, o processo está em fase avançada e depende agora da manifestação do Itamaraty e dos Ministérios da Pesca e do Meio Ambiente para que seja adotada uma política de fomento à produção de tilápia no reservatório, conforme determinação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A autorização paraguaia ocorreu com a sanção da Lei nº 7.618/2025, que institui o regime de licenciamento ambiental para o cultivo, engorda e comercialização de espécies exóticas em corpos d’água fechados e semiabertos. Por se tratar de produção confinada em tanques-rede, o Senado do Paraguai entendeu que a atividade não viola o Tratado de Itaipu.

A secretária Gisela Padovan destacou o potencial de ganhos para ambos os países. “Trata-se de uma demanda benéfica para os dois países, com grande potencial de geração de desenvolvimento”, afirmou.
Proteína de alto valor nutricional e custo acessível, a tilápia é amplamente consumida no Brasil e ainda pouco presente na dieta paraguaia. A expectativa é que a produção possa atender ao consumo interno e à exportação, beneficiando cooperativas e associações de pescadores dos dois lados da fronteira.
Atualmente, há tanques-rede com tilápias no reservatório em caráter experimental, voltados a pesquisas científicas. Os peixes produzidos nesses projetos são doados a comunidades indígenas da região lindeira, contribuindo para a segurança alimentar.
Potencial produtivo
Estimativas da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) indicam que a capacidade de suporte do reservatório de Itaipu é de cerca de 400 mil toneladas de pescado por ano — 200 mil toneladas para cada país. No Brasil, esse volume representaria quase o dobro da atual produção nacional de tilápias em águas da União, com potencial para gerar aproximadamente 12,5 mil empregos diretos e indiretos, além de impulsionar toda a cadeia produtiva.
Metadescription: Itaipu entrega ao Itamaraty estudos sobre cultivo de tilápia no reservatório, avaliando viabilidade ambiental e jurídica após lei aprovada no Paraguai.

