Sobe cotação da Família Francischini

O deputado estadual Delegado Francischini (PSl) já assumiu a presidência da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Paraná. E, em Brasília, subiu bastante a cotação de seu filho, Felipe Francischini, para assumir a mesma comissão na Câmara dos Deputados. Vale lembrar que todas propostas encaminhadas pelo Executivo passam obrigatoriamente pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC), por isso a escolha do deputado que irá presidi-la é estratégica para o governo federal.

Fala-se num acordo pelo qual Felipe assumiria a CCJC por um ano, sendo substituído em 2020 por Bia Lícia (PSL-DF). O revezamento proposto é costurado na bancada do PSL.

Sem concorrência

O senador paranaense Flávio Arns (Rede) será um dos comandantes da Comissão de Educação, Cultura e Esporte. Arns será vice-presidente do colegiado e Dário Berger (MDB-SC) o presidente. Os dois foram eleitos por W.O. Nenhum dos outros 79 senadores quis concorrer contra a dupla.

Simplicidade

O governador Ratinho Junior tem surpreendido os áulicos palacianos pela simplicidade. Um exemplo: durante os dias que passou em Cascavel, há duas semanas, trocou a suíte de um hotel de alto padrão pelo quarto de uma unidade da rede Ibis Express.

Soluço

O PIB do Brasil em 2018 não deve passar de 1,3%, segundo estimativas de mercado. Na sexta-feira, o Banco Central divulgou o seu Índice de Atividade Econômica, que registrou alta de 1,15% e é um indicativo do desempenho da economia nacional. Ainda é um soluço, mas os dados são melhores que em 2017, quando o PIB cresceu 1%, após duas quedas consecutivas de 3,5%, em 2015 e 2016.

Subindo

Para este e os próximos anos a expectativa é melhor. A projeção do crescimento do PIB em 2019 é de 2,48%. Já para 2020 chega a 2,58%. Em 2021 e 2022 o mercado calcula uma expansão anual na casa de 2,50%.

Mais inteligência

Levantamento do jornal O Globo indica que os Estados investem em inteligência, em média, apenas 0,5% dos aportes feitos em segurança pública. Segundo a pesquisa – com números de 2017 – o Paraná foi o estado que mais investiu em inteligência: 2% do orçamento de segurança daquele ano. Em último lugar aparece o Rio de Janeiro, com praticamente zero por cento.

Novos tempos

Os empreendedores brasileiros contam com apoio reforçado na Câmara dos Deputados. É a Frente Parlamentar para Defesa e Fomento do Livre Mercado. O grupo reúne 12 legendas partidárias e prega ampla reforma tributária; desburocratização e simplificação da legislação; e flexibilização das relações de trabalho.

Febre amarela

A Secretaria de Estado da Saúde pede aos municípios paranaenses que organizem mutirões de vacinação contra a febre amarela. O governo informa que não faltam vacinas no estoque estadual. Só que a imunização da população é responsabilidade das prefeituras, por meio da rede de postos de saúde.

_____

Da Redação Curitiba – [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *