Coluna ADI Paraná
BRDE/BID

O BRDE espera para março o sinal positivo do BID para financiar R$ 370 milhões às prefeituras dos três estados do Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul) investirem em projetos e obras nas áreas de saúde, turismo e mercado de trabalho. A carta-consulta já foi aprovada e agora falta apenas formalizar a parceria. Ainda para março também se espera a posse dos novos diretores do BRDE. Os nomes já estão para serem aprovados pelo Banco Central.

Feliz ano novo

Diz-se que o País só começa a funcionar depois do carnaval. No campo político a reforma da previdência vai marcar os debates no Congresso Nacional e no Paraná, na Assembleia Legislativa, outras duas pautas importantes: o fim das aposentadorias dos ex-governadores e a reforma administrativa proposta pelo governador Ratinho Junior.

Visitação

A visitação à Usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu, vem num crescente há alguns anos. Neste ano, o feriado de carnaval (entre sábado e terça-feira) registrou 15.897 visitantes, um aumento de 18,6% se comparado ao feriado do ano passado.

Eita!

"Quem governa por meio de redes sociais paga um preço alto: acaba sendo governado por elas." - de Ronaldo Lemos, advogado e diretor do Institutode Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro.

Previdência e SUS

A Igreja Católica lançou a Campanha da Fraternidade deste ano com o tema "políticas públicas". Apesar da CNBB não querer qualquer tipo de vínculo político, críticas a Nova Previdência e ao sucateamento do SUS vão marcar novenas e encontros nas igrejas. Nas palavras do presidente da CNBB, D. Sergio da Rocha, a proposta em curso no Congresso não deve penalizar "aqueles que já são mais sofridos na própria sociedade, que não haja perdade direito dos trabalhadores”.

Transpoeste

Cascavel vai sediar de 20 a 22 de março, a Feira de Transporte e Negócios do Oeste do Paraná. O evento, do Sintropar (Sindicato das Empresas deTransporte Rodoviário de Cargas do Oeste do Paraná), será realizado no Centro de Eventos de Cascavel.

Mais empregos

O Paraná abriu 9.145 novas vagas no mercado de trabalho em janeiro, segundo o Caged/Ministério da Economia. É o segundo melhor resultado para janeiro desde 2015 e representa um incremento de 0,35% em relação ao estoque de trabalhadores celetistas em dezembro, que era de 2,6 milhões depessoas. O crescimento nacional foi de 0,09%.

Eleições na AMP

A Associação dos Municípios do Paraná já marcou para dia 23 de abril, em Curitiba, a assembleia geral que vai eleger a nova diretoria da AMP. Até lá, busca-se o consenso em uma chapa única da associação que reúne prefeitas e prefeitos do Estado.

Autonomia

A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) mantém a expectativa para, ainda em março, retomar a autonomia de gestão do Portode Paranaguá. A Appa já formalizou o pedido ao Ministério de Infraestrutura e no último dia 28, enviou documentos complementares.

Governança

A Itaipu Binacional lançou em Curitiba o Programa Governança Municipal num convênio com o Parque Tecnológico de Itaipu e a Associação dos Municípios do Paraná. Voltado ao aprimoramento da gestão dos municípios, o programa disponibiliza 8,5 mil vagas para as 345 prefeituras já que as 54 vinculadas à Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná) já estão com o programa em andamento.

___

Da Redação ADI-PR - Curitiba

Coluna publicada simultaneamente em 22 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.