Coluna ADI Paraná
Respostas rápidas

“Um governo precisa se adequar à realidade em que vive a sociedade”. A afirmação é do chefe da Casa Civil, Guto Silva. Segundo ele, a determinação do governador Ratinho Junior é que toda a máquina pública possa dar respostas rápidas às necessidades da população e isso exige que o governo, como um todo, possa agir de forma integrada, para reduzir custos, aumentar a agilidade e a qualidade dos serviços prestados e garantir transparência em todas as suas ações.

Governo 5.0

Guto Silva lembra que a população deixou bastante claro nas últimas eleições que quer mudanças na forma de governar e o Paraná respondeu a isso de forma rápida, com a adoção de medidas inéditas na gestão pública como o Compliance, a lei de eficiência e a criação de um dos mais modernos programas de concessões do país. O chefe da Casa Civil compara a gestão do governo à tendência mundial que sucede a revolução tecnológica promovida pela Indústria 4.0. “Quando o mundo avança em direção a uma Sociedade 5.0, precisamos garantir que estamos prontos para oferecer um Governo 5.0”, diz.

Aposentadoria

A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) aprovou a PEC que trata do fim da aposentadoria dos governadores. O presidente da Assembleia Legislativa, Ademar Traiano (PSDB), comunicou que cinco partidos vão integrar a comissão especial que vai tratar da matéria: PSDB, PSL, PSB, PSD e PSC. Eles terão três dias, a partir de segunda-feira, 25, para indicar seus representantes na comissão que terá 48 horas para sua instalação.

Femoclam

O presidente da Federação das Associações de Moradores de Curitiba e Região Metropolitana, Nilson Pereira, convocou para o próximo 8 de abril, as eleições para a nova diretoria da entidade. A Femoclam vai completar 33 anos e reúne duas mil associações.

Mercosul

O deputado Vermelho (PSD-PR) foi indicado pelo líder do PSD, André de Paula (PE), a integrar a Comissão Mista da Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul.

Mais turistas

Com a liberação do visto para americanos, japoneses, australianos e canadenses, o Ministério de Turismo espera uma injeção de mais R$ 1 bilhão na economia. “Foz do Iguaçu tem potencial para se tornar um dos principais aeroportos do Sul do Brasil, um grande hub do Mercosul e dos países andinos", diz o secretário de Turismo Gilmar Piolla. A prefeitura e os governos estadual e federal vão investir até 2022 mais de R$ 1 bilhão em obras de infraestrutura para atender os turistas.

Energia no Sudoeste

Será nesta sexta-feira, 22, na sede da Amsop em Francisco Beltrão, o encontro entre prefeitos e empresários da região e a direção da Copel. No encontro, articulado pelo deputado Ademar Traiano (PSDB), a Copel vai apresentar os investimentos previstos para melhorar a distribuição de energia elétrica na região. Nos últimos meses, as interrupções têm se tornado ainda mais frequentes e afetado, principalmente, a avicultura e a produção de leite.

CPI da toga

Os três senadores do Paraná - Álvaro Dias (Pode), Flávio Arns (Rede) e Oriovisto Guimarães (Pode) - assinaram o requerimento que pede a criação da CPI da Lava Toga. O requerimento foi protocolado com 29 assinaturas, duas a mais que o necessário. A decisão pela instalação da CPI está nas mãos do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP).

Reforma

A Assembleia Legislativa recebeu o projeto de substitutivo geral que trata da reforma administrativa proposta pelo governador Ratinho Junior. A nova proposta, segundo a mensagem, acatou as sugestões dos deputados. O substitutivo foi encaminhado a CCJ.

___

Da Redação ADI-PR Curitiba

Coluna publicada simultaneamente em 22 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br

Bônus para servidor

Projeto do senador Oriovisto Guimarães (Pode) institui a responsabilidade compartilhada dos servidores e que prevê prêmios ao funcionalismo quando houver superávit primário. O senador diz que podem ser aplicadas no setor público, medidas que já utilizadas no setor privado, a exemplo de programas de distribuição de lucros e resultados. “Nenhum governante consegue administrar com eficiência sem a devida participação de toda equipe encarregada pela gestão. São os servidores, os responsáveis em última instância pela boa aplicação dos recursos públicos", diz.  

Líderes rurais

Começa por Pato Branco na próxima terça-feira, 26, a série de nove encontros regionais de líderes rurais promovidos pela Faep que objetiva fortalecer a representatividade dos agricultores e pecuaristas paranaenses. Os encontros seguem em Assis Chateaubriand (27/3), Umuarama (28/3), Mandaguaçu (2/4), Ivaiporã (3/4), Ibiporã (4/4), Guarapuava (9/4), Ponta Grossa (10/4) e Curitiba (11/4).  

PSC e as eleições

O PSC organiza para as eleições de 2020 e quer aumentar o número de prefeitos e vereadores e prefeitos. O deputado federal Paulo Martins, pré-candidato a prefeito de Curitiba, vai assumir o comando estadual do partido. Outra liderança de destaque é o prefeito Leonaldo Paranhos que disputará a reeleição em Cascavel.

Colheita da soja

A colheita de soja no Paraná alcançou 72% dos 5,428 milhões de hectares de área cultivada, informou a Secretaria de Agricultura do Estado. Da lavoura, 83% estavam em boa condição, 15% em situação média e 2% foram consideradas ruins. Do total plantado, 1% estavam em floração, 16% em frutificação e 83% em maturação.

Prefeito Empreendedor

Doze prefeitos do Oeste receberam na Amop, em Cascavel, os certificados de finalistas do Prêmio Prefeito Sebrae Empreendedor. São eles: Leonaldo Paranhos (Cascavel), Chico Brasileiro (Foz do Iguaçu), Heraldo Trento (Guaíra), Haroldo Duarte (Ubiratã), Evandro Grade (Santa Helena), Altair de Pádua (Terra Roxa), Ailton Caiero (Tupãssi), João Laufer (Quatro Pontes), Jucenir Stentzler (Palotina), Cleci Rambo Loffi (Mercedes), Ricardo Endrigo (Medianeira) e Marcio Rauber (Marechal Rondon).

Partido cidadão

O PPS se reúne neste sábado, 23, em Brasília, em congresso nacional que, entre outras coisas, vai deliberar sobre a mudança de denominação da sigla. Ganha força a denominação "Movimento Cidadania"  

Audiência pública

A Comissão de Constituição e Justiça vota hoje, em regime de urgência, a PEC que trata do fim da aposentadoria de ex-governadores. A proposta do governador Ratinho Júnior será debatida às 10h em audiência convocada pelo presidente da CCJ, deputado Delegado Francischini (PSL). À tarde, a comissão se reúne em sessão extraordinária para votação da matéria.

Casa nova

O PP inaugurou ontem sua nova sede estadual em Curitiba e a presidente, deputado Maria Victória, adiantou que o partido terá candidatos a prefeito nas eleições municipais de 2020 nas principais cidades do Paraná.

Diário do Sudoeste

O Diário de Sudoeste, que circula em Pato Branco e região, completou 33 anos e apresentou aos seus leitores um novo projeto gráfico. Parabéns aos seus diretores e toda equipe de profissionais que fazem do jornal, um dos mais importante veículos de comunicação do Paraná.

Lei Kandir

Um dia após ser eleito como novo presidente da Comissão de Finanças e Tributação da Câmara, o deputado Sérgio Souza (MDB-PR) convidou o ministro Paulo Guedes (Economia) para debater as ameaças de revogação da Lei Kandir e a própria Reforma da Previdência. A data da reunião ainda está para ser marcada.

Pros nas cidades

O presidente estadual do Pros, deputado Toninho Wandscheer, está percorrendo as cidades do Paraná para organizar o partido às eleições de 2020. 

___

Da Redação ADI-PR Curitiba

Coluna publicada simultaneamente em 22 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br

Livre da aftosa

“Há mais de 40 anos que o Paraná busca o fim da vacinação contra febre aftosa. Foi um processo longo que envolveu o compromisso dos setores público e privado. A certificação pela Organização Mundial de Saúde Animal é o coroamento de todo este esforço” - do presidente da Faep, Ágide Meneguette, sobre OIE declarar o Paraná livre da febre aftosa.

Status livre

Em janeiro e agosto de 2018, técnicos do Ministério da Agricultura avaliaram programas, estrutura, capacidades técnica, financeira e administrativa do serviço de vigilância da sanidade agropecuária paranaense. O serviço foi o mais bem avaliado do Brasil, melhor até que Santa Catarina - único estado que já goza do status livre de febre aftosa sem vacinação. O Paraná superou a pontuação da auditoria do Mapa em 48% dos quesitos e alcançou a pontuação necessária em 35%.

Aposentadoria

A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa vota hoje o projeto de lei do governador Ratinho Junior que prevê o fim da aposentadoria dos ex-governadores do Paraná. O deputado Homero Marchese (Pros), relator da matéria, adiantou que seu parecer será pelo fim do benefício.

Eleição na FPF

Termina hoje o prazo para registro de chapa às eleições da Federação Paranaense de Futebol marcadas para 30 de março. O atual presidente, Hélio Cury, vai concorrer a reeleição

Top Tur

A entrega do Prêmio Panorama do Turismo será durante do Salão Paranaense do Turismo nos dias 3 e 4 de maio em Curitiba. Na sétima edição, o Top Tur tem votação internet. No site www.panoramadoturismo.com.br é possível votar nos indicados em nove categorias da cadeia produtiva do setor turístico paranaense.

Pelo SMS

A Sanepar ampliou o uso do serviço de mensagens escritas por telefone, tipo SMS, para se comunicar com o cliente e avisá-loe sobre medidas que serão adotadas devido ao atraso no pagamento da fatura. Hoje, cerca de 68% das matrículas de clientes têm celular cadastrado na Sanepar. O SMS já é utilizado, desde janeiro de 2018, para informações sobre falta de água, orientações comerciais e de utilidade pública.

Alimentar o mundo

O governador Ratinho Junior tem reiterado seu empenho pessoal em consolidar o Paraná como o maior produtor de alimentos do planeta. "Para se destacar no fornecimento de alimentos, o Estado precisa resolver os gargalos logísticos e criar condições para exportar de forma mais eficiente para China, EUA, entre outros países, e escoar a produção".

Inadimplentes

Pesquisa Fecomércio/CNC mostra que 90,8% dos paranaenses estão endividados. O percentual de fevereiro é similar ao de janeiro (90%), com aumento em relação a fevereiro de 2018 (86,8%). Entre os endividados, 26,5% estão com contas atrasadas e 11,4% não terão condições de pagar suas dívidas. O indicador nacional de famílias endividadas é de 61,5%, um aumento em relação a janeiro (60,1%) e estabilizou diante de fevereiro do ano anterior (61,2%).

Redução do ICMS

O deputado Romanelli (PSB) pediu ao Estado a prorrogação por mais um ano do decreto que reduz a cobrança do ICMS - de 12% para 7% - na comercialização de peixes para São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, rio de Janeiro e Santa Catarina. A validade expira no próximo 30 de abril.

Apoio de Itaipu

O governador Ratinho Júnior pediu ao presidente da Itaipu Binacional, Joaquim Silva e Luna, apoio para projetos estratégicos do Estado, entre eles, o corredor bioceânico ligando o Porto de Paranaguá ao de Antofagasta, no Chile, e a manutenção da distribuição dos royalties nos moldes atuais, quando o anexo C do Tratado for revisado.

___

Da Redação ADI-PR Curitiba

Coluna publicada simultaneamente em 22 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br

Força jovem

Eles são jovens, paranaenses, e ganharam destaque em Brasília. Duas deputadas e quatro deputados ocupam postos chaves no Congresso Nacional. Felipe Francischini (PSL) é presidente da Comissão de Constituição e Justiça; Luísa Canziani (PTB), presidente da Comissão de Direitos da Mulher; Sérgio Souza (MDB), presidente da Comissão de Finanças e Tributação: Pedro Lupion (DEM), vice-líder do Governo; Joice Hasselmann (PSL), líder do Governo; e Paulo Martins (PSC), relator da MP Anti-Fraudes no INSS.

Crédito rural

O Paraná propôs ao governo federal a oferta de R$ 220 bilhões para crédito rural em todo o País. Desse montante, R$ 162 bilhões para custeio, R$ 55 bilhões para investimentos (R$ 12 bilhões para ampliação da frota e R$ 3 bilhões para armazenagem) e R$ 3 bilhões para vias de comercialização. A proposta, elaborada pela Secretaria de Agricultura, Faep e Ocepar, foi entregue ao Ministério da Agricultura.

Mais um

O ex-deputado Abelardo Lupion (DEM) foi nomeado pelo ministro Onyx Lorenzoni (Casa Civil) para atuar como um dos negociadores do governo junto à Câmara dos Deputados.

Reitores

O deputado Hussein Bakri (PSD), líder do governo, agendou a visita dos reitores das universidades estaduais com o governador Ratinho Junior e uma reunião com os deputados estaduais. A proposta é colaborar em projetos como a Lei de Inovação e uma legislação que solucione embaraços na relação das universidades com a iniciativa privada.

Foz e Londrina

Foz do Iguaçu e Londrina foram escolhidas na primeira fase do Escola Segura. O programa será implantado em 100 escolas das duas cidades e na região metropolitana de Curitiba. O projeto-piloto vai durar 150 dias e envolverá até 200 policias militares voluntários, que já não estão na ativa.

Pente fino

Relator da MP Anti-Fraudes do INSS, o deputado Paulo Martins (PSC) vai fazer um pente fino nos benefícios concedidos pelo órgão. A MP, braço da Reforma da Previdência, pode economizar entre R$ 20 bilhões e R$ 30 bilhões por ano. "Os responsáveis pelas fraudes podem preparar a caneca para passar na grade. Vai todo mundo preso!", diz.

Corte de cargos

O presidente Jair Bolsonaro editou decreto que extingue 21 mil cargos, funções de confiança e gratificações no governo federal, o que deve gerar uma economia anual de R$ 194,9 milhões, segundo cálculos do Planalto.

É o turismo!

Estudo do Conselho Mundial de Turismo revela o impacto da atividade no Brasil e no mundo. O turismo participa de US$ 8,8 trilhões no PIB mundial (10,4%), alta de 3,9% superior à da economia global (3,2%). O setor foi responsável por 319 milhões de empregos, protagonista da abertura de um em cada 10 postos de trabalho.

Barreira quebrada

No Brasil, a contribuição ao PIB cresceu 3,1% em 2018 - US$ 152,5 bilhões (8,1%). Em 2017, o turismo respondia por 7,9% do PIB, apesar da injeção superior de divisas (US$ 163 bilhões). O Ministério do Turismo acredita que a barreira de 7 milhões de turistas estrangeiros/ano possa ser quebrada.

Empreendedor

O Sebrae define até o dia 26 de março, a lista dos finalistas do Prêmio Prefeito Empreendedor. Foram 133 inscrições e no Oeste já são conhecidos os 12 finalistas, entre eles, Leonaldo Paranhos (Cascavel), Chico Brasileiro (Foz do Iguaçu), Ailton da Silva (Tupãssi), Ricardo Endrigo (Medianeira) e Zé Eduardo (Guaíra).

Sede

A presidente estadual do PP, deputada Maria Victória, inaugura a nova sede estadual do partido nesta segunda-feira, 18, em Curitiba.

Aeroportos

A Anac fez ontem o leilão do primeiro lote de concessões de aeroportos do Nordeste e Centro-Oeste. O leilão dos aeroportos de Foz do Iguaçu e Curitiba (Afonso Pena) será em agosto.

___

Da Redação ADI-PR Curitiba

Coluna publicada simultaneamente em 22 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br

Encontro

O MDB vai reunir a executiva do partido na próxima quarta-feira, 20, em Brasília. Na pauta que deve reunir ainda governadores, prefeitos e deputados do partido, as eleições municipais de 2020 e a relação com o governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL).

Marcha dos prefeitos

A XXII Marcha dos Prefeitos será entre os dias 8 e 11 de abril em Brasília. A maioria dos ministros do governo federal deve bate ponto no encontro que deve reunir mais de três mil prefeitos e gestores municipais. O municipalismo e pacto federativo devem marcar as discussões dos prefeitos na capital federal.

Estratégico

O governador Ratinho Junior afirma que o corredor bioceânico é um projeto estratégico do Estado. “Queremos fazer do Paraná o hub logístico da América do Sul”, reitera, A Itaipu BInacional fará o projeto executivo da ligação ferroviária entre Paranaguá e Antofagasta, interligando a Argentina e o Paraguai. Ratinho Junior já levou o projeto ao presidente Jair Bolsonaro e também vai apresentá-lo ao presidente do Paraguai, Mario Abdo Benitez.

Terra do leite

O sul do Brasil produz mais leite do que a Argentina. A produção da região duplicou de 2000 para cá e tornou-se uma atividade essencial para a maioria dos produtores rurais. De 2000 a 2017, o Sul tornou-se a maior região produtora, passou o Sudeste, que tem em Minas Gerais o maior estado produtor de leite do País. O Sul cresceu a uma média de 6% ao ano contra 3,2% do Brasil.

Fronteira

O secretário Luiz Carbonell (Segurança Pública) coordenou a primeira reunião que vai estruturar a Polícia Militar para atender aos crimes de contrabando e até mesmo auxiliar nos crimes transfronteiriços. "Já fizemos uma reunião com o Exército para podermos integrar as ações com as Forças Armadas", diz.

Cidade da Polícia

O grande projeto a longo prazo na segurança pública no Paraná é a Cidade da Polícia, estrutura que unificaria áreas de planejamento e inteligência. "É uma determinação do governador Ratinho Junior. Acredito que em duas semanas começamos a materializar essa proposta", diz o secretário Luiz Carbonel.

Celulose

Com alta de 67,9% nas vendas para outros países no primeiro bimestre de 2019, a celulose assumiu o inédito terceiro lugar na pauta de exportações do Paraná. Foram negociados US$ 177,7 milhões nos dois primeiros meses do ano, contra US$ 105,8 milhões em igual período de 2018 - quando era o quinto mais exportado pelo Estado.

Há vagas

Para o primeiro semestre, o Senai no Paraná está com mais de 1,2 mil vagas abertas para cursos técnicos semipresenciais. Nessa modalidade, 80% das aulas são a distância e 20% presenciais nos laboratórios do Senai. Os valores das mensalidades são acessíveis, a partir de R$ 226.

Contorno

O deputado Ademar Traiano (PSDB) obteve do governador Ratinho Junior, a garantia que as obras do Contorno de Francisco Beltrão terão continuidade. Essa e outras obras do Sudoeste serão retomadas no mais breve espaço de tempo possível. “Foi feito um pente fino para avaliar as obras prioritárias e, é claro, o Contorno de Francisco Beltrão é uma obra prioritária”, disse Ratinho Junior.

Água boa

A Sanepar garante a qualidade da água distribuída à população de Cascavel. Análises laboratoriais feitas nas últimas semanas atestam a potabilidade da água, conforme os padrões exigidos pelo Ministério da Saúde. A Sanepar poderá responsabilizar criminalmente pessoas que divulgarem notícias falsas sobre os serviços prestados pela empresa.

___

Da Redação ADI-PR Curitiba

Coluna publicada simultaneamente em 22 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br

Chapa única

Tudo corre para consenso na eleição da AMP (Associação dos Municípios do Paraná) no próximo 3 de abril. O prefeito de Pérola, Darlan Scalco (PSDB) tem o caminho livre para presidente e o vice será o prefeito de Santa Cecília do Pavão, Edimar Santos (PTB).

Combate a erosão

A bancada federal do Paraná se reuniu na terça-feira, 12, com o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, em Brasília. No encontro, organizado pelo deputado Ricardo Barros (PP), Canuto recebeu do prefeito de Paranavaí, Delegado Caíque (PSDB), um projeto de desenvolvimento e combate à erosão que atinge diversas cidades do Noroeste. Canuto é nascido em Paranavaí.

Auditorias

O Tribunal de Contas do Estado começa agora em março a fiscalização em 96 cidades paranaenses. As auditorias se concentram em três áreas prioritárias: atenção básica no SUS, gestão de resíduos sólidos urbanos e controles internos municipais.

Corregedor

A eleição do novo corregedor da Assembleia Legislativa foi adiada para a sessão da próxima terça-feira, 19.

Ufologia

Curitiba recebe a partir desta sexta-feira, 15, o XXIV Congresso Brasileiro de Ufologia. Autoridades e especialistas da área estarão reunidos até domingo, 17, no Hotel Nacional Inn Torres.

Presidente

O deputado Sérgio Souza (MDB-PR) foi eleito presidente da Comissão de Finanças e Tributação, uma das mais importantes do legislativo federal.

Biometria

O presidente do TRE-PR, Gilberto Ferreira, visita as cidades de Foz do Iguaçu, São Miguel do Iguaçu, Medianeira, Matelândia, Goioerê, Marechal Cândido Rondon e Cascavel para implantar a quarta etapa do cadastramento biométrico, apresentar ainda os planos de gestão para 2019 e os projetos de cidadania da Escola Judiciária Eleitoral do Paraná.

Desbloqueio

O deputado Michele Caputo (PSDB) pediu o desbloqueio dos orçamentos da saúde e da educação contingenciados em 20% para 2019. Segundo Michele, o bloqueio já foi importante para que governo reorganizasse e equilibrasse as contas. "Contudo, esta limitação também atingiu setores muito sensíveis. Obras em escolas, hospitais e serviços de saúde foram afetados”.

Paraná Serviços

O governador Ratinho Junior e o secretário Ney Leprevost (Justiça, Família e Trabalho) lançam na segunda-feira, 18, em Curitiba, o Paraná Serviços - aplicativo que promete revolucionar a intermediação de serviços autônomos no estado. "O aplicativo é resultado da união para tornar o Paraná, o estado mais moderno e inovador do Brasil", diz Leprevost.

Novo portal

Já está no ar o novo portal do deputado Ademar Traiano (PSDB) com acesso às redes sociais, matérias, fotos, artigos, vídeos e material das atividades parlamentar. As alterações tem linguagem simples e buscas ágeis na versão para tablets e celulares. O endereço: http://www.traiano.com.br/.

Taxa ilegal

O Tribunal de Justiça decidiu que é ilegal a cobrança de taxa de conveniência nas vendas de ingressos de shows e eventos pela internet. As empresas deverão devolver taxas cobradas nos últimos cinco anos. A decisão vale para todo o território nacional.

Defensoria e Procon

O deputado Romanelli (PSB) afirmou que a Assembleia Legislativa vai criar o "Proncon" e a "Defensoria" na Casa para "a população ter acesso acesso às duas instituições de uma forma diferenciada e ser bem atendida nas áreas do direito do consumidor". Romanelli é o 1º secretário do legislativo.

___

Da Redação ADI-PR Curitiba

Coluna publicada simultaneamente em 22 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br

Escola segura

O secretário Luiz Carbonel (Segurança) lança hoje em Curitiba o plano estadual de segurança pública. Entre os programas que serão apresentados está o Escola Segura que prevê a contratação de policiais militares da reserva para prestar segurança às mais de 2,2 mil escolas estaduais do Paraná.

Mais segurança

O secretário Nacional de Segurança Pública, Guilherme Theophilo, vai apresentar até junho o plano nacional de combate à criminalidade. Com base nos índices de violência, cinco cidades de cada região do País serão selecionadas para um projeto piloto. Nas cidades, serão criadas forças-tarefas para atuar, principalmente, na redução de homicídios, feminicídios e roubos.

700 casas

Amanhã, o governador Ratinho Junior vai anunciar a construção de 700 casas, investimento de R$ 53,7 milhões, em 13 cidades paranaenses: Fernandes Pinheiro, Teixeira Soares, Bituruna, Sengés, Wenceslau Braz, Nova Itacolomi, Marilândia do Sul, Manoel Ribas, Jandaia do Sul, Foz do Iguaçu, Jaguaraíva, Piraquara e Cambará.

Fundo da Lava Jato

A Câmara dos Deputados vai tentar derrubar o acordo que a Lava Jato fechou com a Petrobras para administrar um fundo de R$ 2,5 bilhões. Os partidos afirmam que os procuradores querem criar um estado paralelo, que essa dinheirama deve ir para a União e a destinação tem que passar pelo Congresso Nacional.

Candidato

O PP já definiu que o deputado Gilberto Ribeiro será o candidato do partido para prefeito de São José dos Pinhais nas eleições municipais de 2020.

Ratinho e Pelé

O governador Ratinho Júnior e Pelé lançam hoje em Curitiba a campanha Imposto Amigo do Esporte. A proposta prevê a destinação de parte do ICMS para projetos esportivos no Estado. E também através de transferência de parte do Imposto de Renda para a lei de incentivo ao esporte federal.

Vice-líder

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) indicou nove parlamentares para vice-líderes do governo no Congresso Nacional, entre eles, o deputado paranaense Pedro Lupion (DEM). As principais atribuições dos vice-líderes são articular a respeito de vetos, medidas provisórias e comissões mistas.

Fiep no campo

A Fiep colocou a disposição dos secretários Norberto Ortigara (Agricultura) e Valdemar Jorge (Planejamento) projetos e parcerias que podem agregar valor à produção e gerar mais renda no Estado. “A indústria está presente no campo com insumos, máquinas e tecnologia. A Fiep pode contribuir na capacitação de profissionais e no auxílio às agroindústrias para que se tornem mais competitivas”, diz o presidente Edson Campagnolo.

Aumento

Na contramão da crise, o prefeito de Moreira Sales, Rafael Bolacha (MDB), vai dar um aumento de 5% aos salários dos 490 servidores municipais.

Copel Telecom

A Copel Telecom foi a operadora de banda larga mais bem avaliada na opinião dos clientes na pesquisa feita pela Agência Nacional de Telecomunicações. Foi a primeira participação da empresa na avaliação das grandes operadoras de telecomunicações do país. A pesquisa entrevistou 100 mil clientes de telefonia fixa, telefonia móvel, tv por assinatura e banda larga fixa.

Compliance

O presidente da Assembleia Legislativa, Ademar Traiano (PSDB), recebeu ontem o projeto de lei do governador Ratinho Junior que dispõe sobre a implantação de práticas de compliance no âmbito da administração pública estadual e impõe regras rígidas aos agentes públicos estaduais. A matéria começa a tramitar no legislativo.

___

Da Redação ADI-PR Curitiba

Coluna publicada simultaneamente em 22 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br

Ratinho nas cidades

O governador Ratinho Junior decidiu que as licitações das novas obras que o Estado fará serão homologadas nas cidades que vão receber os investimentos. A agenda das homologações e das primeiras cidades que receberão as obras será definida nos próximos dias.

Segunda ponte

Os presidentes Jair Bolsonaro (Brasil) e Mario Abdo Benitez (Paraguai) se encontram hoje em Brasília para acertar os últimos detalhes do acordo para a construção da ponte que vai ligar Foz do Iguaçu a Presidente Franco, no Paraguai. O projeto terá recursos da Itaipu, a obra tem custo previsto de R$ 302,5 milhões, além de R$ 104 milhões para a construção de uma perimetral no lado brasileiro.

Pacto federativo

O ministro Paulo Guedes (Fazenda) adiantou que o governo vai apresentar no Senado a proposta do novo Pacto Federativo que prevê a antecipação de receitas aos estados e municípios. "Eles estão devendo para o funcionalismo, fornecedores, não estão pagando dívidas. Está caótico o quadro financeiro de Estados e municípios", diz Guedes.

Sem choro, nem vela

"O presidente é muito claro com todos no governo. Qualquer um que seja pego com a boca na botija, em crime de corrupção, não fica no governo. Com Bolsonaro, não tem choro, nem vela. Qualquer que seja pego em ato de corrupção, terá como destino a porta da rua" - da deputada Joice Halsselmann (PSL-SP), líder do governo no Congresso.

Mais frango

O Paraná se prepara para modernizar a produção de frango e carne vermelha para abrir novos mercados no Oriente Médio e Europa Oriental. O Estado vai ampliar a oferta de frigoríficos capazes de abater frango no modelo halal, que respeita o ritual muçulmano, e deve começar a enviar gado vivo ao Oriente a partir do Porto de Paranaguá.

Plano de custeio

O ex-prefeito de Bandeirantes, Celso Silva, assumiu a Diretoria Administrativa da Paranaprevidência. “A nova diretoria terá o desafio de criar um novo plano de custeio na Paranaprevidência”, diz.

Isonomia

Na Reforma da Previdência, o deputado Luciano Ducci (PSB) diz que defenderá que os guardas municipais tenham as mesmas regras de aposentadoria das polícias civil, federal e rodoviária federal. "Vou votar em uma reforma que não faça distinção entre as polícias e que não prejudique os idosos e os trabalhadores rurais".

Concurso

As prefeituras de Curitiba e Londrina abriram concurso público para 140 vagas para níveis médio e superior. As inscrições podem ser feitas até 21 de março (Curitiba) e 5 de abril (Londrina).

Capal

Neste final de semana, a Capal (Cooperativa Agroindustrial) fechou seu balanço e apresentou um faturamento de R$ 1,4 bilhão em 2018, crescimento de 18% comparado ao ano anterior. A cooperativa tem três mil cooperados em 80 cidades do Paraná e São Paulo, 15 unidades e cinco indústrias em parceria com as cooperativas Frísia e Castrolanda.

ProNoroeste

O deputado Ricardo Barros (PP) quer criar um programa de recuperação e manutenção de solos no Noroeste. A ideia é atualizar o ProNoroeste executado na década de 70 que atendeu 125 cidades na região do Arenito Caiuá. Barros aposta na ligação do ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, que é de Paranavaí, para conseguir recursos federais.

Concurso PM

O próximo concurso público da Polícia Militar deverá abrir quatro mil vagas. A informação foi passada ao deputado Soldado Fruet (Pros) pelo comandante-geral da PM, coronel Péricles de Matos. “O comandante está pedindo abertura de um concurso para quatro mil novos policiais, duas mil são consideradas urgentes”.

___

Da Redação ADI-PR - Curitiba

Coluna publicada simultaneamente em 22 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

Mais voos

O presidente da Abav-PR, Antonio Azevedo, adianta que o governador Ratinho Junior vai convocar as companhias aéreas para tratar da redução do ICMS do querosene. A redução terá como contrapartida a ampliação de novos "voos dentro do Paraná e com preços das passagens acessíveis”, diz Azevedo.

Somos Todos Litoral

Em maio, o Governo do Estado vai apresentar o Plano de Desenvolvimento Sustentável do Litoral do Paraná que apontará as ações de curto, médio e longo prazo para o desenvolvimento da região, além da criação de novos atrativos como o incremento de navios de passageiros no litoral.

Transplantes

O número de transplantes de órgãos no Paraná cresceu cinco vezes entre 2010 e 2018, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde. As doações autorizadas pelas famílias, de doadores falecidos, passaram de 183 para 949.

Energia no Sudoeste

Os prefeitos da Amsop terão um encontro com a diretoria da Copel no próximo dia 22 em Francisco Beltrão. Na pauta, os investimentos para melhorar a distribuição de energia, principalmente, na área rural. Nos últimos meses, as interrupções têm se tornado frequentes, afetando a avicultura e a produção de leite. O encontro foi articulado pelo deputado Ademar Traino (PSDB), presidente da Assembleia Legislativa.

Para todas

O deputado Romanelli (PSB) defende que a redução de 30% do pedágio da Rodonorte tem que ser estendida às praças exploradas pelas outras cinco concessionárias. "Tem que valer para todas. O pedágio tem que ser reduzido em todas as praças de pedágio do Paraná. É o mínimo que deve ser feito já que as tarifas sãos mais que abusivas e serviam até para pagamento de propinas".

Asfalto caro

O DER-PR avalia as solicitações de reequilíbrio econômico-financeiro dos contratos de obras e serviços de manutenção e conservação das rodovias no Paraná. As empresas alegam que as alterações no preço do material asfáltico pela Petrobrás ocasionaram, nos últimos 12 meses, uma diferença de 40% a 60% no valor dos insumos, em relação aos reajustes contratuais.

Estrada do Colono

O senador Alvaro Dias (Pode) e o deputado Vermelho (PSD) querem a reabertura da Estrada do Colono, fechada em 2003 pela Justiça Federal. São 17 km que cortam o Parque Nacional do Iguaçu entre o oeste e sudoeste. Vermelho apresentou um projeto de lei e Alvaro, requerimento para desarquivar o projeto que cria a Estrada-Parque, apresentado em 2010 pelo então deputado Assis do Couto (PDT).

Eleitores faltosos

Os eleitores que deixaram de votar e não justificaram ausência às urnas nas últimas três eleições podem regularizar a situação perante a Justiça Eleitoral. Basta comparecer ao cartório eleitoral com um documento com foto. Caso não procurem a Justiça Eleitoral até 6 de maio, os títulos serão cancelados no período de 17 a 20 de maio.

Números da Lava Jato

Em cinco anos, a Operação Lava Jato já ofereceu 91 denúncias contra 426 pessoas. Ao todo, já foram proferidas 50 sentenças com 242 condenações contra 155 pessoas. O total de penas chega a 2.242 anos e 5 dias.

Copel recupera R$ 600 mil

Operação realizada pelo Ministério Público, Copel e Polícias Militar e Civil recuperou de R$ 596.914,10 relativos ao consumo de energia elétrica em Toledo, Ouro Verde do Oeste e São Pedro do Iguaçu. A ação, deflagrada em outubro, contabiliza valores dos primeiros cinco meses de trabalho.

Sessões

A Assembleia Legislativa retoma as sessões nesta segunda-feira, 11. Já o deputado Fernando Francischini (PSL), presidente da CCJ, convocou para o dia 20 a audiência pública que vai tratar da extinção da aposentadoria dos ex-governadores.

___

Da Redação ADI-PR - Curitiba

Coluna publicada simultaneamente em 22 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

BRDE/BID

O BRDE espera para março o sinal positivo do BID para financiar R$ 370 milhões às prefeituras dos três estados do Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul) investirem em projetos e obras nas áreas de saúde, turismo e mercado de trabalho. A carta-consulta já foi aprovada e agora falta apenas formalizar a parceria. Ainda para março também se espera a posse dos novos diretores do BRDE. Os nomes já estão para serem aprovados pelo Banco Central.

Feliz ano novo

Diz-se que o País só começa a funcionar depois do carnaval. No campo político a reforma da previdência vai marcar os debates no Congresso Nacional e no Paraná, na Assembleia Legislativa, outras duas pautas importantes: o fim das aposentadorias dos ex-governadores e a reforma administrativa proposta pelo governador Ratinho Junior.

Visitação

A visitação à Usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu, vem num crescente há alguns anos. Neste ano, o feriado de carnaval (entre sábado e terça-feira) registrou 15.897 visitantes, um aumento de 18,6% se comparado ao feriado do ano passado.

Eita!

"Quem governa por meio de redes sociais paga um preço alto: acaba sendo governado por elas." - de Ronaldo Lemos, advogado e diretor do Institutode Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro.

Previdência e SUS

A Igreja Católica lançou a Campanha da Fraternidade deste ano com o tema "políticas públicas". Apesar da CNBB não querer qualquer tipo de vínculo político, críticas a Nova Previdência e ao sucateamento do SUS vão marcar novenas e encontros nas igrejas. Nas palavras do presidente da CNBB, D. Sergio da Rocha, a proposta em curso no Congresso não deve penalizar "aqueles que já são mais sofridos na própria sociedade, que não haja perdade direito dos trabalhadores”.

Transpoeste

Cascavel vai sediar de 20 a 22 de março, a Feira de Transporte e Negócios do Oeste do Paraná. O evento, do Sintropar (Sindicato das Empresas deTransporte Rodoviário de Cargas do Oeste do Paraná), será realizado no Centro de Eventos de Cascavel.

Mais empregos

O Paraná abriu 9.145 novas vagas no mercado de trabalho em janeiro, segundo o Caged/Ministério da Economia. É o segundo melhor resultado para janeiro desde 2015 e representa um incremento de 0,35% em relação ao estoque de trabalhadores celetistas em dezembro, que era de 2,6 milhões depessoas. O crescimento nacional foi de 0,09%.

Eleições na AMP

A Associação dos Municípios do Paraná já marcou para dia 23 de abril, em Curitiba, a assembleia geral que vai eleger a nova diretoria da AMP. Até lá, busca-se o consenso em uma chapa única da associação que reúne prefeitas e prefeitos do Estado.

Autonomia

A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) mantém a expectativa para, ainda em março, retomar a autonomia de gestão do Portode Paranaguá. A Appa já formalizou o pedido ao Ministério de Infraestrutura e no último dia 28, enviou documentos complementares.

Governança

A Itaipu Binacional lançou em Curitiba o Programa Governança Municipal num convênio com o Parque Tecnológico de Itaipu e a Associação dos Municípios do Paraná. Voltado ao aprimoramento da gestão dos municípios, o programa disponibiliza 8,5 mil vagas para as 345 prefeituras já que as 54 vinculadas à Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná) já estão com o programa em andamento.

___

Da Redação ADI-PR - Curitiba

Coluna publicada simultaneamente em 22 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.