Rondon introduz oficina de Kamishibai na rede de ensino e cultura local

A Divisão de Cultura e a Secretaria de Assistência Social do Município de Rondon, em cooperação com o Circuito Cultural do Sesi (Sesi Cultura – PR), realizaram uma oficina gratuita da linguagem teatral japonesa Kamishibai, conhecida como teatro de papel. O encontro ocorreu na Sala da Mulher Rondonense e reuniu professores da rede pública e artistas da região da Amenorte em uma imersão prática voltada ao aprimoramento pedagógico e artístico.

Originado no Japão, o Kamishibai utiliza um pequeno palco de madeira, denominado butai, ou estruturas cartonadas para integrar narrativas orais, ilustrações sequenciais e expressão cênica. A atividade visou instrumentalizar os participantes a utilizarem o método como ferramenta interdisciplinar em sala de aula, além de recurso para apresentações comunitárias na microrregião.

A capacitação foi ministrada pela educadora e artista Thyara Hirano, integrante da Cia Dóri Criação Artística, de Santa Catarina. O programa de formação abordou a construção de roteiros adaptados ao suporte visual, a confecção estética das lâminas ilustradas e o desenvolvimento de dinâmicas de voz e presença cênica.

A iniciativa integra o plano de descentralização das ações culturais no Médio Noroeste paranaense e busca priorizar a formação continuada dos quadros da educação municipal. A oferta de novas linguagens metodológicas visa expandir o repertório didático das escolas locais e incentivar a formação de público leitor e espectador desde a infância.

A Divisão de Cultura de Rondon e o Sistema FIEP articulam a continuidade do cronograma de oficinas para os próximos meses. A meta do setor cultural é consolidar parcerias institucionais permanentes para garantir a oferta regular de treinamentos e eventos abertos à comunidade do município.