Área na Zona 1 de é destinada à construção de unidades do Senac e Sesc

Dois terrenos localizados na Zona 1 de Cianorte foram destinados à implantação de unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/PR) e do Serviço Social do Comércio (Sesc/PR). As áreas ficam na Quadra 25-G e foram desafetadas para permitir a doação com encargos às duas instituições.

A medida foi aprovada por unanimidade em segundo turno durante a sessão ordinária realizada na tarde de segunda-feira, 9, pela Câmara de Cianorte. Os projetos autorizam a transferência das áreas para que as entidades instalem estruturas voltadas à formação profissional e à oferta de atividades sociais.

O Projeto de Lei 009/2026 trata da desafetação da Data 01 da Quadra 25-G, destinada ao Senac/PR. o Projeto de Lei 010/2026 refere-se à Data 02 da mesma quadra, que será destinada ao Sesc/PR.

De acordo com as propostas, o Senac deverá utilizar o espaço para a construção de uma unidade voltada à oferta de cursos profissionalizantes, principalmente nas áreas de comércio de bens, serviços e turismo. A instituição também deverá priorizar o Programa Senac de Gratuidade (PSG), que oferece cursos gratuitos para pessoas de baixa renda, conforme critérios definidos pela própria entidade.

No caso do Sesc, o prédio previsto será destinado ao desenvolvimento de atividades educacionais e sociais. A estrutura deverá atender programas voltados às áreas de educação, cultura, saúde, lazer e assistência social. A entidade também deverá desenvolver o Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG), que prevê atividades educacionais gratuitas voltadas a pessoas de baixa renda.

Também foi aprovado o Projeto de Lei 003/2026, que institui o Programa Aluguel Social em Cianorte. A proposta estabelece regras para concessão do benefício e atualiza dispositivos da Lei Municipal 5.055, de 25 de junho de 2019, além de revogar a Lei Municipal 4.832, de 22 de novembro de 2016.