Ratinho Junior visita Japurá para dar início às obras da ponte

O governador Carlos Massa Ratinho Junior lança nesta quinta-feira, 5, às 15 horas, a pedra fundamental da nova ponte sobre o Rio Ivaí, na PR-498. A estrutura ligará os municípios de Japurá e São Carlos do Ivaí. O investimento previsto é de R$ 71,5 milhões.

A solenidade ocorrerá no km 46 da rodovia, próximo à Olaria Cerâmica Barra Bonita. Também participam do ato o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, além de deputados e secretários estaduais.

A nova ponte terá 360 metros de extensão e 13,40 metros de largura. O projeto prevê duas faixas de rolamento de 3,60 metros cada, acostamentos de 2,50 metros, faixas de segurança de 0,20 metro e barreiras de concreto do tipo New Jersey nas laterais. Em ambas as margens do rio, serão pavimentados trechos variantes da PR-498, totalizando 1,1 quilômetro.

O contrato é na modalidade integrada. A primeira etapa inclui estudos técnicos e a elaboração da concepção do projeto, com prazo de 180 dias. Até 360 dias de contrato, deverão estar concluídos o projeto básico e o projeto executivo de engenharia, que passarão por análise do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR).

Um canteiro de obras já funciona nas proximidades do Rio Ivaí. Com o fim do período da Piracema, quando há restrições ambientais para preservar a reprodução dos peixes, os trabalhos avançam até a margem do rio, onde começará a construção da estrutura principal.

A prefeita de Japurá, Adriana Polizer, afirmou que a visita do governador é aguardada pela população. Segundo ela, o município mantém parceria com o governo estadual em outras frentes e considera a ponte uma demanda antiga da região.

“A obra é uma estratégica para melhorar a ligação entre os dois municípios e facilitar o escoamento da produção agrícola. A expectativa é que, após a conclusão dos projetos e o avanço das etapas seguintes, a estrutura amplie a segurança viária e reduza o tempo de deslocamento na região”, comentou a prefeita.