Cianorte recebe convênio estadual para acolhimento de dependentes químicos

Cumprindo agenda em Cianorte, na manhã de quinta-feira, 22, o secretário de Estado do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni, oficializou a assinatura de convênio com o Projeto Sou Vivo para a prestação de serviço de acolhimento voluntário e atendimento psicossocial a pessoas em uso prejudicial de álcool e drogas, visando a abstinência e a reinserção social.

O convênio integra um Credenciamento Público lançado pelo Governo do Paraná em julho de 2025, que destina R$ 10 milhões anuais para o custeio de vagas em entidades terapêuticas em todo o Estado. O programa é voltado ao suporte residencial extra-hospitalar e não emergencial, oferecendo hospedagem, alimentação, cuidados de higiene, transporte, cursos e atividades previstas no programa de acolhimento, além de assistência psicossocial prestada por profissionais habilitados.

Segundo o secretário Rogério Carboni, o objetivo é oferecer condições reais de recuperação e reintegração social para quem sofre com a dependência química, além de apoiar suas famílias. “É uma política pública que une saúde, assistência social e segurança em favor da vida”, afirmou. O prefeito de Cianorte, Marco Franzato, parabenizou a iniciativa do Governo do Estado e destacou a importância do convênio para o município, “pois fará a diferença na vida de quem mais precisa”, disse.

O credenciamento prevê o custeio de 25 vagas no Projeto Sou Vivo, que atendeu a todas as exigências do edital, comprovando estrutura física adequada, capacidade técnica e plano terapêutico multifuncional. O fundador e gestor entidade, François Dantas, manifestou satisfação com a formalização do convênio, ressaltando tratar-se de “mais um importante passo para resgatar, acolher e transformar vidas”.

Poderão ser acolhidas pessoas com idade igual ou superior a 18 anos, que apresentem problemas relacionados ao uso de substâncias psicoativas, estejam em situação de vulnerabilidade socioeconômica e com vínculos familiares e comunitários rompidos, expressem voluntariamente o interesse em receber o atendimento e sejam encaminhadas pela Rede de Atenção à Saúde ou pelas equipes municipais das políticas de Assistência Social e Saúde, mediante avaliação técnica.

Também participaram da solenidade o vice-prefeito, Fão Manfrinato; a secretária municipal de Assistência Social, Andressa Belo Safira; o presidente da Câmara Municipal, Victor Hugo Davanço, e os vereadores Marisa Franco Gonçalves e Robson Fagundes.