MEC autoriza início da construção do campus do IFPR em Cianorte
Em visita a Curitiba, na terça-feira, 20, o ministro da Educação, Camilo Santana, e o reitor do Instituto Federal do Paraná (IFPR), Adriano Willian da Silva Viana Pereira, assinaram a Ordem de Serviço que autoriza o início da construção de um campus em Cianorte. O terreno, doado pelo Município no ano passado, possui mais de 50 mil metros quadrados e está localizado na Rua Manuel Bandeira, região do Residencial Belas Artes.
O empreendimento conta com R$ 25 milhões em investimentos, provenientes do Novo PAC – Programa Aceleração do Crescimento, sendo R$ 15 milhões destinados à obra e o valor restante à aquisição de equipamentos, laboratórios e demais itens de infraestrutura. O projeto prevê uma área construída de aproximadamente 3 mil metros quadrados, incluindo bloco didático-administrativo e refeitório. A estimativa de conclusão é de até 18 meses.
A solenidade contou com a presença da secretária municipal de Educação, Jakeline Plácido Marcon, que destacou a importância do investimento. “Esta é uma obra aguardada com grande expectativa, pois ampliará o acesso à educação pública, gratuita e de qualidade, beneficiando não apenas nossa cidade, mas toda região da Amenorte”.
Em Cianorte, a assinatura do termo de execução foi recebida com satisfação pelo prefeito, Marco Franzato, que reforçou o empenho da administração municipal para viabilizar o projeto. “Fomos o primeiro município a formalizar a doação do terreno e estamos trabalhando para garantir que o IFPR se consolide e gere oportunidades em nossa cidade”, afirmou.
Além do campus em Cianorte, a ocasião também oficializou o início da execução das obras de outras quatro unidades do IFPR, nos municípios de Araucária, Cambé, Maringá e Toledo. Os investimentos fazem parte da primeira etapa do plano de expansão da rede pública de educação profissional e tecnológica do Governo Federal, que prevê a construção de 100 novos campi em todo o país.

