Nova rotatória no Trevo do Catuaí foi liberada neste domingo em Maringá
A nova rotatória do Trevo do Catuaí, em Maringá, foi liberada ao tráfego na manhã deste domingo (14). A alteração impacta diretamente o fluxo de veículos no entroncamento da BR-376 com a PR-317, um dos pontos com maior movimento da cidade.
Com a liberação, os semáforos dos cruzamentos da BR-376 com a Avenida Harry Prochet (nas proximidades da Rua Pioneiro Geraldino) e da PR-317 com a mesma avenida (em frente ao Clube Olímpico) foram desligados. Esses trechos estão interditados temporariamente para a continuidade das obras, executadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR).
O tráfego foi redirecionado para as novas vias marginais e para a rotatória. Motoristas que vêm de Campo Mourão pela PR-317 já podem acessar Maringá, seguir para Paranavaí ou retornar utilizando a rotatória. Quem sai de Maringá também pode seguir para qualquer um desses destinos. O mesmo vale para condutores vindos de Paranavaí.
Mudança na Rua Olímpico
A Rua Olímpico passou a operar temporariamente em sentido duplo, facilitando o acesso à Avenida João Pereira. O acesso à Rua Olímpico a partir da rotatória segue proibido.
Durante os primeiros dias de operação, a prefeitura reforçou a sinalização viária e agentes da Secretaria de Mobilidade Urbana e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) estão no local para orientar os motoristas.
Obra avança e deve eliminar gargalo
Segundo o DER-PR, a obra está com 75% de execução. Os trabalhos continuam concentrados na BR-376, que está sendo rebaixada e receberá nova pavimentação. Ainda restam as etapas de drenagem, iluminação, sinalização e dispositivos de contenção.
O novo Trevo do Catuaí substitui um antigo cruzamento em nível, conhecido por congestionamentos frequentes. O projeto permite que o fluxo na BR-376 siga sem interferência da PR-317 e da Avenida João Pereira, agora ligadas pela rotatória sobre a trincheira.
Além da rotatória, duas passarelas para pedestres já foram concluídas. O investimento total na obra é de R$ 49 milhões.


