Itaipu atinge marca histórica de 3,1 bilhões de MWh produzidos
Às 18h54 do dia 5 de setembro, a hidrelétrica de Itaipu, usina que mais gerou energia limpa e renovável no planeta, alcançou a marca histórica de 3,1 bilhões de megawatts-hora (MWh) produzidos desde o início de sua operação, em 1984. O feito consolida o protagonismo da binacional na geração de energia e no desenvolvimento sustentável do Brasil e do Paraguai.
Para o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri, “esse número não é apenas uma estatística. É o reflexo de décadas de trabalho conjunto entre brasileiros e paraguaios, inovação tecnológica e compromisso com o desenvolvimento sustentável”. Ele destacou que a marca é resultado da excelência operacional, da engenharia de ponta e da cooperação entre os dois países.
Comparativos
Essa quantidade de energia seria suficiente para abastecer, além do mundo inteiro por 44 dias: o Brasil por 6 anos e 1 mês; o Paraguai por 140 anos; o estado de São Paulo por 22,5 anos; 684 cidades do porte de Curitiba por um ano; ou, também por um ano, mais de 5,2 mil cidades do porte de Foz do Iguaçu.
Cronologia
A marca foi atingida um ano e meio após a usina registrar 3 bilhões de MWh, em março de 2024. Mantido o ritmo, a previsão é que o marco de 4 bilhões seja alcançado em 2039.
Itaipu começou a gerar energia em maio de 1984. Foram 17 anos até o primeiro bilhão (2001), 11 anos e dois meses até os 2 bilhões (2012) e outros 11 anos e sete meses para os 3 bilhões (2024).
O diretor técnico executivo, Renato Sacramento, explica que “o ritmo de produção anual da usina vem se alterando, não só devido a alguns anos de baixas afluências em toda a bacia do Rio Paraná, mas também em função da mudança da composição da matriz energética brasileira e do perfil da carga do Brasil e do Paraguai”.
Atualização tecnológica
Desde 2022, a Itaipu Binacional executa o mais abrangente plano de atualização tecnológica da usina, com previsão de 14 anos de serviços e investimentos de US$ 670 milhões já contratados. A modernização inclui sistemas de controle, proteção, subestações e comportas, sem necessidade de substituição das turbinas e geradores, que permanecem em excelentes condições.
Energia limpa que move o futuro
Toda a energia gerada por Itaipu é 100% renovável, proveniente da força das águas do Rio Paraná. A binacional também investe em preservação ambiental, reflorestamento, educação ambiental e apoio às comunidades. Entre os projetos em andamento estão pesquisas em biogás, hidrogênio verde e a instalação de uma planta solar flutuante no reservatório da usina.
A Itaipu Binacional
Criada pelo Tratado de Itaipu (1973), a entidade binacional possui 20 unidades geradoras, com capacidade de 700 MW cada, totalizando 14.000 MW de potência instalada.

