Agrinho premia alunos e professores da rede estadual
Da Redação
Estudantes e professores foram homenageados, na ultima sexta-feira, 23, durante a premiação da 26ª edição do concurso Agrinho, promovido pelo Sistema Faep/Senar-PR. A solenidade aconteceu no auditório do Ceep, em Cianorte, e contou a participação de alunos, professores e diretoras das escolas que pertencem ao Núcleo Regional de Educação, além dos prefeitos Robison Pedroso da Silva (de Jussara) e Roberto Aparecido Corredato (de Rondon), chefe do NRE de Cianorte Emerson Tolentino de Matos, diretor e secretário do Senar, as Secretárias de Educação e direção escolar dos municípios premiados, além de demais autoridades.
Foram premiados alunos e professores que participaram do Concurso Redação Agrinho, com o tema Sustentabilidade Ambiental. Além da redação, neste ano, o concurso contou com mais duas áreas inéditas: a de Programação e de Robótica, com tema livre, porém os projetos de Programação deveriam ter relevância e contribuição social, enquanto que os de Robótica precisariam ser destinados à resolução de problemas socioambientais.
No NRE Cianorte, além dos alunos premiados com a Redação, um dos alunos venceu com um projeto de Programação, do Colégio Estadual Costa e Silva, de Cidade Gaúcha, e um grupo de alunos premiados com seu projeto no Concurso de Robótica, do Colégio Estadual Senador Moraes de Barros, de Jussara.
Em 2022 foram realizadas cerca de 300 mil redações no estado do Paraná, com quase todos os municípios paranaenses participando do Concurso Redação Agrinho Nota 10. Já no NRE Cianorte, 21 alunos e 21 professores foram premiados, representando 17 escolas de 10 municípios e três distritos.
Confiram os alunos e escolas premiadas no NRE Cianorte:
Cianorte:
Escola Estadual Princesa Izabel Colégio Estadual Igléa Grollmann
Colégio Estadual Cívico-Militar Dom Bosco
Colégio Estadual Cívico-Militar Primo Manfrinato
Colégio Estadual do Campo São Lourenço
Demais municípios:
Colégio Estadual Costa e Silva de Cidade Gaúcha
Colégio Estadual Felisberto Nunes Gonçalves de Indianópolis
Escola Estadual Emílio de Menezes de Japurá
Colégio Estadual Senador Moraes de Barros de Jussara
Colégio Estadual Helena Kolody de Terra Boa
Escola Estadual Professor Léo Kohler de Terra Boa
Colégio Estadual 11 de Abril de Tapejara
Colégio Estadual Arnaldo Busato de Guaporema
Colégio Estadual Castro Alves de Rondon
Colégio Estadual de Campo Almirante Tamandaré de Tuneiras do Oeste
Colégio Estadual Duque de Caxias de Tuneiras do Oeste
Colégio Estadual do Campo Machado de Assis de Tuneiras do Oeste
PROGRAMA
O Agrinho é o maior programa de responsabilidade social do Sistema Faep. É um resultado da parceria entre o Senar-PR, Faep e governo do Paraná. Principalmente, mediante as Secretarias de Estado da Educação e do Esporte, da Agricultura e do Abastecimento, da Justiça, Família e Trabalho e do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo.
O Agrinho completa 26 anos de trabalhos no Paraná. Concebido em 1995, foi à campo em 1996, levando às escolas da rede pública de ensino uma proposta pedagógica baseada em visão complexa, na inter e transdisciplinaridade e na pedagogia da pesquisa. Anualmente, o programa envolve a participação de aproximadamente 800 mil crianças e mais de 50 mil professores da educação infantil, do ensino fundamental e da educação especial, estando presente em todos os municípios do Estado.
PRÊMIO MÁXIMO
Com o projeto “Polinizando o Futuro”, Thalita Fernandes Machry, professora da Escola Municipal Darci Ribeiro, de Peabiru, ficou com o prêmio máximo do concurso “Agrinho 2022”, na categoria Experiência Pedagógica. A convite do Sistema Faep, ela esteve em Curitiba hoje e, como resultado, foi premiada com um carro zero quilômetro. Além dela, a unidade em que leciona também conquistou a segunda colocação na categoria “Escola Agrinho”.

