Contaminação de alumínio pode provocar doenças como Alzheimer

Os cuidados com a saúde são mais importantes a cada dia, principalmente na alimentação. Com a correria do cotidiano, muitas pessoas não têm tempo de se alimentar adequadamente e acabam se entregando aos famosos fast foods, que na maioria das vezes não oferecem opções saudáveis aos consumidores.

Segundo médicos especialistas, as pessoas precisam se preocupar mais e buscar manter uma alimentação saudável, para poder desempenhar melhor outras atividades. Mas quem pensa que os cuidados estão apenas na escolha dos alimentos está enganado. Eles vão muito além disso. A forma de preparar uma refeição e a panela que ela será feita, por exemplo, também fazem a diferença.

O médico Sergio Augusto Teixeira afirma que o excesso de ferro no organismo, produzido pelos canos antigos e panelas de ferro, por exemplo, estimula não apenas a descalcificação óssea, que causa osteoporose, como também a proliferação de vírus e bactérias que dependem do ferro para se multiplicarem.

É o caso do vírus da hepatite C, do vírus da Aids, dos bacilos da tuberculose e também da hanseníase, que perdem muito da sua virulência ao se retirar o excesso desse metal, medido através da ferritina no sangue, que hoje se admite em valores muito mais baixos que há uma década, explicou.

Segundo o médico, o alumínio, contaminante das panelas de alumínio e das latinhas de refrigerante, além de descalcificar também os ossos, deposita-se no cérebro, sendo a principal causa da doença de Alzheimer.

Por isso, o uso de panelas livres de metais pesados é uma indicação importante feita pelos médicos, para evitar que os alimentos que serão consumidos sejam contaminados pelos metais pesados. Um exemplo são os produtos cerâmicos 100% atóxicos, com panelas fabricadas a partir de matéria-prima inorgânica. Isso garante ausência total de contaminação dos alimentos por resíduos metálicos.

Utilizar panelas inadequadas para preparar uma refeição pode contaminar os alimentos com grandes quantidades de alumínio, chumbo e níquel, que fazem mal à saúde. Se o consumidor utilizar as panelas corretas, evitará uma série de patologias que podem ser desencadeadas pelo consumo desses metais pesados, como o déficit de atenção, câncer, osteoporose, Alzheimer e outras, explica a nutricionista Bettina Moritz.