‘Isso é algo reprovável’, diz Moro sobre vazamentos da Lava Jato

Divulgação
Moro disse que é difícil apurar vazamentos

O juiz federal Sérgio Moro classificou como “reprováveis” os casos de vazamentos envolvendo processos ou investigações que estão sob segredo de justiça. O magistrado proferiu uma aula magna para alunos do curso de direito da universidade Unibrasil, em Curitiba, na noite desta quarta-feira (24).

Sobre os vazamentos, Moro trouxe o assunto à tona ao comentar a publicidade dos processos da Operação Lava Jato. Salvo algumas investigações e delações premiadas ainda não homologadas, a maior parte dos processos não está sob sigilo.

“Se esses processos não devem ser publicizados, permitindo que a sociedade escrutinize não só o que fazem os seus governantes, mas igualmente a atividade da Justiça, eu não imagino que tipo de processo que deve ser público”, disse o juiz, defendendo ainda que a publicidade dos processos é uma determinação constitucional.

Moro, no entanto, tratou de separar essa publicidade dos vazamentos que ocorreram sobre detalhes de delações e investigações em curso. “Vazamento ocorre quando existe um processo mantido sob sigilo e uma informação acaba sendo tornada pública de maneira indevida, sem que tenha sido levantado o sigilo do processo. Isso é algo reprovável”, explicou.

O magistrado afirmou ainda que a apuração dos vazamentos das investigações é complicada. “Isso é algo difícil de apurar a autoria, salvo se nós partirmos para a quebra de sigilo de jornalistas, o que é algo também constitucionalmente muito complicado e, também, nada desejável”, afirmou.

Durante cerca de uma hora, Moro também falou sobre algumas particularidades dos processos que já julgou. Também houve um período aberto a perguntas, em que ele citou as 10 medidas contra a corrupção propostas pelo Ministério Público Federal (MPF) e cujo projeto de lei já tramita no Congresso. (G1)