“Temer vai apoiar o Paraná”, diz Richa após encontro com presidente

Nos encontros com presidente interino, Michel Temer, e ministros, Beto Richa cobrou fim da discriminação com o Paraná

Marcos Corrêa/PR

Governador Beto Richa durante encontro com o presidente interino Michel Temer

Em sua primeira audiência com o presidente interino Michel Temer, o governador Beto Richa disse estar animado com o novo governo, que pode devolver ao Brasil o caminho do crescimento econômico e da geração de empregos. Richa se reuniu com o presidente na quarta-feira (18), em Brasília, após ter participado de reuniões com os ministros da Saúde, Ricardo Barros, do Meio Ambiente, José Sarney Filho, e das Cidades, Bruno Araújo, além de acompanhar a posse de José Serra no Ministério das Relações Exteriores.

O governador apontou os prejuízos causados pela discriminação sistemática praticada pela gestão Dilma Rousseff contra os paranaenses e reafirmou a necessidade do apoio federal ao Estado nas áreas da saúde, meio ambiente, habitação, saneamento e mobilidade urbana.

Richa também tratou com Temer sobre o fim do represamento das transferências da União para o Estado. O Paraná ocupa a sexta posição entre os estados que mais geram arrecadação de tributos federais, mas é o décimo a receber os repasses do governo federal.

Em entrevista, o governador Beto Richa destacou os principais pontos abordados nas reuniões com os novos ministros e com o presidente da República, fala da expectativa de retomada do crescimento econômico no País e da possibilidade de retorno dos investimentos federais no Paraná.

Qual é a sua expectativa com o governo de Michel Temer, principalmente com relação ao Paraná?

Beto Richa – Estou muito animado com o novo governo. Tenho absoluta certeza de que o presidente vai ajudar o Paraná, retribuindo o tanto que o Estado faz pela economia nacional. O Estado tem agora um novo alento e uma nova esperança com este novo governo, que pode devolver ao Brasil o caminho de desenvolvimento, do crescimento e da geração de empregos. Nós já havíamos recorrido ao Temer, na época em que era vice, para ajudar a destravar os projetos do Paraná que estavam engavetados pelo governo federal. Agora, temos a real expectativa de que nossos projetos serão atendidos e que o governo federal voltará a investir no Paraná.

Não haverá mais boicote ao Paraná, como no governo anterior?

Beto Richa – O presidente me assegurou que este tipo de discriminação não será tolerado em seu governo. Ele garantiu que a União terá uma relação republicana e administrativa com todos os estados, sem nenhum viés político ou partidário

Um dos interesses do Estado é com relação aos empréstimos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) que estão travados na União. Haverá algum avanço nisso?

Beto Richa – Tratamos com o presidente da liberação de recursos importantes para o Estado, já aprovados pelo BID. São recursos fundamentais para o Paraná retomar os investimentos públicos em programas e obras nas áreas de segurança, infraestrutura e transportes. São US$ 300 milhões para melhoria das estradas paranaenses e US$ 150 milhões para obras nos municípios. Aguardamos apenas o aval do governo federal para liberar este empréstimo junto ao BID, que já foi aprovado e que será muito importante para modernizar a infraestrutura paranaense.

Com o presidente Temer, há expectativa de melhora do cenário econômico e da retomada do interesse do mercado no Brasil?

Beto Richa – O presidente Temer reafirmou o compromisso de promover as reformas que o Brasil necessita para retomar o caminho do crescimento econômico sustentável. Os nomes de sua equipe econômica, anunciados nesta semana, já sinalizam um forte compromisso do governo não apenas com a responsabilidade fiscal, mas também com a retomada do desenvolvimento e com a geração de emprego. Estou confiante na recuperação da economia e da estabilidade política e institucional do País.

O Paraná conta agora com um representante na equipe do presidente Temer. A ida de Ricardo Barros ao Ministério da Saúde é positiva para recuperar os recursos que deixaram de ser repassados ao Estado?

Beto Richa – Saímos muito animados com a disposição do ministro em ajudar o Paraná, assim como a resolver os problemas graves do Brasil. Era o que esperávamos do Ricardo Barros. Ele está consciente das dificuldades que encontra nesta pasta, já que a saúde pública está praticamente falida. Mas é uma área essencial para os brasileiros, principalmente à população mais carente. Mas estou confiante de que o relacionamento com o Ministério vai mudar para melhor. O Estado não pode continuar arcando sozinho com os custos das políticas de saúde, sem as contrapartidas pactuadas pelo governo federal e que não estão sendo cumpridas. Além do Ricardo Barros, o Paraná também terá um representante do Ministério do Meio Ambiente. Nosso secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Ricardo Soavinski, foi convidado para integrar a equipe do ministro Sarney Filho.

Será um dos homens fortes da pasta e facilitará o entrosamento entre o Estado e o Ministério.

E qual é a principal demanda na área do meio ambiente?

Beto Richa – Na audiência com o ministro Sarney Filho solicitamos o apoio do Ministério do Meio Ambiente ao programa de revitalização do Rio Iguaçu. A revitalização da maior e mais importante bacia hidrográfica do Paraná é esperada há décadas e é extremamente importante para garantir a sustentabilidade dos 109 municípios que o rio atravessa. O ministro reconheceu a importância da bacia do Rio Iguaçu e se comprometeu a avaliar o projeto, dentro de uma nova perspectiva de fortalecimento das parcerias com os governos estaduais.

E como ficarão as obras nos municípios, como nas áreas de habitação e saneamento?

Beto Richa – Nos últimos anos, o Paraná avançou em habitação e saneamento e queremos continuar nesse caminho. Por isso avaliamos que é muito importante que o governo federal retome as obras, pois essas são áreas que se refletem diretamente nas condições de vida da população. Queremos continuar a grande revolução habitacional que o Paraná promove há cinco anos e ampliar cada vez mais o índice de saneamento, que em alguns municípios são semelhantes a cidades de países de primeiro mundo. O ministro Bruno Araújo, que é do meu partido e por quem tenho um grande apreço, me garantiu que o Paraná pode contar com o total apoio do Ministério das Cidades nas duas áreas. O objetivo, agora, é dar andamento ao programa Minha Casa Minha Vida e fazer o possível para destravar os processos e dar mais agilidade na contratação de moradias, além das obras de saneamento. Também tratamos de investimentos em mobilidade urbana, como a construção de uma linha de Veículo Leve sobre Pneus (VLP) no Corredor Metropolitano da Região Metropolitana de Curitiba, medida que está prevista no Estatuto da Metrópole.