Em sessão polêmica, vereadores discutem lei do gênero nas escolas

O pluralismo sociocultural foi o destaque na sessão da última segunda-feira (13), que contou com grande público, composto por representantes de diferentes segmentos da sociedade, entre eles padres e pastores e promotoria.  A convite dos vereadores de Cianorte, a secretária municipal de Educação e Cultura, professora Maria Neuza Casassa, assumiu a tribuna da Casa de Leis para explicar sobre os trabalhos pedagógicos realizados nas instituições de ensino do município em relação à diversidade étnica, racial e sexual.

O convite foi motivado pelas discussões da comunidade a respeito da proposta de Ideologia de Gênero, na esfera federal, que, entre outras medidas, pretendeu promover o ensino sobre gênero e orientação sexual nas escolas. Um dos objetivos é a liberdade de escolha do gênero, considerando que homem e mulher nascem neutros em relação ao aspecto sexual. A proposta foi cogitada ao PNE (Plano Nacional de Educação), no ano passado, mas não foi aprovada. Mesmo assim, a discussão perdura em diferentes níveis.

Na Câmara, a secretária esclareceu que a medida não entrou em vigor e que, a despeito dos possíveis questionamentos e discussões sobre o assunto no país todo, na esfera municipal não existe qualquer projeto ou iniciativa para a efetivação do ideal. O que temos atualmente é o preparo e a capacitação dos profissionais da educação para lidarem com as diversidades que existem nas salas de aula, explicou.

De acordo com Neuza Casassa, contemplar o pluralismo, sem discriminação, é uma das exigências da área da Educação. Exemplos são os ensinamentos sobre as culturas indígena e africana. O nosso foco é o pleno desenvolvimento das crianças. Independentemente de sua origem ou característica, oferecemos todas condições para a aprendizagem e o desenvolvimento. No caso da sexualidade, temos contemplado as diferenças com uma equipe preparada para atender cada caso de forma dirigida, em seus aspectos social, psicológico e cultural, explicou.

Outra consideração feita pela secretária foi em relação à participação das famílias na vida escolar dos filhos. A escola é, sim, um local onde as crianças entram em contato com muitas diferenças e temos de trabalhar isso de forma positiva. Quando os pais e responsáveis passam a acompanhar seus filhos e o trabalho desenvolvido nas escolas, existem ideais em comum e a certeza de que todos estarão ensinando em um mesmo propósito, em benefício dos pequenos, enfatizou.

Para o presidente da Câmara, vereador Dadá, o momento foi importante e esclarecedor. Com esse contato, creio que estamos promovendo a aproximação entre a comunidade e a Casa de Leis. Seja qual for a discussão ou a proposta em relação a esse assunto, somos representantes da população e defenderemos a aprovação apenas daquilo que for o anseio de todos, considerou.