Três deputados têm contas de campanha desaprovadas pelo TRE

Dos 89 candidatos eleitos para a próxima legislatura no Paraná, apenas 12 tiveram a prestação de contas da campanha aprovada, e 74 eleitos tiveram as contas aprovadas com ressalvas. Outros três tiveram as contas desaprovadas: Ademar Traiano (PSDB), Hidekazu Takayama (PSC) e Hussein Bakri (PSC). A desaprovação não impede a diplomação dos eleitos, que ocorreu nesta quarta-feira (17) em Curitiba. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR) concluiu a análise das prestações de contas na segunda-feira (15), e os deputados podem recorrer da decisão.

Foram analisadas as contas dos futuros deputados estadual e federal, senador e suplentes, governador e vice-governador. Segundo o TRE-PR, quando uma prestação de contas é aprovada com ressalva significa que as falhas verificadas não comprometem a regularidade da campanha. A desaprovação não implica cassação de mandato. Tudo depende da abertura ou não de um processo na Justiça Eleitoral, caso o Ministério Público identifique abuso de poder econômico.

No caso de Ademar Traiano, que foi reeleito deputado estadual, a reprovação se deu porque, de acordo com o TRE-PR, houve violação da fidedignidade das contas. Ainda conforme os desembargadores, ocorreu pagamento de despesas com recursos que não transitaram pela conta bancária específica de campanha, despesas justificadas com apresentação de recibos de doações estimáveis em dinheiro pelo próprio candidato, ausência de constituição de fundo de caixa e contas que não correspondem à realização efetiva de gastos. O G1 não conseguiu localizar o deputado para comentar o assunto.

Takayama, segundo a análise do TRE-PR, omitiu receita e despesas nas prestações das contas parciais, cometeu erros no preenchimento de recibo eleitoral, discrepâncias entre o valor arrecadado e o total da despesa e ainda arrecadação junto à fonte vedada, o que é considerado uma infração gravíssima, insanável e insuperável, causando a inexorável e certa desaprovação das contas, acompanhada do dever de devolver os valores irregulares ao Tesouro Nacional. Takayama foi reeleito para uma vaga na Câmara Federal. Procurado pelo G1, o assessor de Takayama afirmou que o deputado iria se pronunciar apenas após a diplomação.

Por fim, o TRE-PR desaprovou a prestação de contas de Bakri, eleito deputado federal, por falta de confiabilidade e comprometimento da função fiscalizadora por parte da Justiça Federal. De acordo com a análise dos desembargadores, houve omissões de receitas e despesas, circularização de despesas realizadas em nome do candidato e não elencadas na prestação de contas e inexistência de demonstração de pagamento de várias despesas por cheques únicos. afirmou que irá recorrer da decisão. Vou recorrer. Não concordo [com a desaprovação], mas respeito, afirmou o deputado ao G1. Ele disse que o valor de 4% que aparece como irregular nas contas da campanha é questão burocrática. As informações são do Portal G1.