Rebelião na penitenciária de Cruzeiro do Oeste termina após 14 horas

Após 14 horas, a Secretaria Estadual da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (Seju) anunciou o fim da rebelião na Penitenciária de Cruzeiro do Oeste (Peco), no noroeste do Paraná. Os presos da unidade começaram a rebelião por volta das 15h desta quarta-feira (10) e mantinham um agente carcerário e doze presos como reféns.

Onze dos presos tiveram ferimentos leves e foram encaminhados para o hospital. O motim encerrou às 5h desta quinta. Ao todo, 320 detentos participaram da rebelião, informou a secretaria. Não houve registros de mortos durante o motim.

Ainda conforme a Seju, 77 presos serão transferidos – sendo 43 para Maringá, 20 para Londrina, 10 para Piraquara e 4 para Foz do Iguaçu. Além das transferências, os presos exigiram melhores condições de alimentação, maior tempo de visita social e íntima, assistência social e psicológica e progressão de regime. As reivindicações serão analisadas pela Secretaria de Justiça e pelo Poder Judiciário. Até as 7h10, as transferências não tinham sido iniciadas.

A rebelião começou durante o banho de sol, quando presos de duas galerias renderem um dos agentes.Em seguida, os detentos subiram ao terraço do presídio. A Seju informou que horas depois os presos ocuparam três blocos do presídios, ocupando dez galerias. Parte das galerias foram danificadas e os detentos colocaram fogo em alguns setores.

No fim de agosto, a Penitenciária de Cruzeiro do Oeste recebeu 124 detentos da Penitenciária Estadual de Cascavel (PEC), no oeste do estado, após rebelião que durou 45 horas e que deixou cinco presos mortos. Entre os rebelados estavam alguns destes detentos, segundo a Seju, que pediam o retorno para Cascavel.

A Seju informou também que a penitenciária de Cruzeiro do Oeste não está superlotada. A unidade foi projetada para abrigar 1.108 presos e estava com 844 pessoas.

Fonte: G1.com