Rondon terá sistema de alerta de desastres naturais por mensagens de texto

O município de Rondon foi uma das cinco cidades paranaenses escolhidas pela Defesa Civil para a implantação de um sistema de alerta de desastres naturais por SMS. Após a implantação, moradores da cidade cadastrados receberão gratuitamente mensagens de texto no celular com alertas de risco de desastres naturais.

O serviço, sem custo para a população, é realizado em parceria com o Cenad (Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres), Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e operadoras de telefonia móvel. O objetivo é informar a população sobre situações iminentes de desastres, emergência ou estado de calamidade pública. De acordo com o coordenador da Defesa Civil Municipal, Pedro Monteiro, a intenção é que ao receber os alertas de uma chuva forte, granizos ou enchentes as pessoas tenham tempo hábil de sair de áreas de risco.

Ainda de acordo com Pedro, a cidade foi escolhida por estrar entre os municípios que mais registrou ocorrências de situação de emergência ou calamidade pública, nos últimos anos. Entre 2013 e 2016, todo ano Rondon teve dois tipos de desastres como vendaval, chuva de granizo, enchente ou chuva forte. Esse sistema para nossa cidade será de suma importância.

CADASTRO

Agentes que atuam na Defesa Civil nos municípios de Rondon, Querência do Norte, Prudentópolis, Santo Antônio do Sudoeste, Santo do Lontra – cidades escolhidas para a implantação do sistema – passaram por um treinamento na tarde de ontem (13) em Maringá. A intenção é que o órgão envie SMS aos moradores por meio da base de dados de todas as operadoras de telefonia. Para fazer parte do sistema o usuário deve responder a mensagem de texto com o número do CEP de sua região. Caso não tenha recebido o SMS, o morador pode fazer o cadastro diretamente pelo número 40199 (através de SMS). Cada mensagem de resposta aceita vários CEPs.

FASE DE TESTES

Por enquanto, o serviço está disponível apenas para os cinco municípios com maior incidência de desastres naturais do Paraná, mas a expectativa é que em 60 dias o sistema seja ampliado para todos os municípios do Estado. Vamos acompanhar o desempenho do sistema, o alcance e resultados. Assim que o programa estiver em pleno funcionamento nessas cinco cidades ampliaremos em massa para todo o Paraná, afirmou o chefe operacional da Defesa Civil do Paraná, capitão Romero Nunes da Silva. (Com informações da Agência Estadual de Notícias)