Produção avícola do Paraná cresce 5% em maio

De acordo com o levantamento mensal do Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar), a produção de frango do estado registrou um crescimento de 5% em relação ao mesmo mês de 2016. Ao todo, 156,07 milhões de cabeças foram abatidas este ano; em maio do ano passado foram 148,69.

Segundo o presidente do Sindiavipar, Domingos Martins, o crescimento se deve a boa estrutura da avicultura, mantida a médio e longo prazo no estado. O frango é a proteína mais acessível e mais barata do mercado e apesar de um início de ano tumultuado para o setor agropecuário, conseguimos manter o mercado interno, explica Martins.

No acumulado de janeiro a maio de 2017 também houve crescimento. De acordo com os dados do Sindicato, nos primeiros cinco meses, a produção avícola paranaense foi de 745,83 milhões de cabeças de frango, enquanto que em 2016 foram abatidas 737,35 milhões de cabeças no mesmo período. A diferença foi de mais de 8 milhões, o que representa um aumento de 1%.

Segundo Martins, o custo dos insumos para a produção também tem se mantido favorável. Apesar dos prejuízos com a Operação Carne Fraca, conseguimos manter um bom primeiro semestre e esperamos que o setor cresça ainda mais nos próximos seis meses, afirma o presidente do sindicato.

NOROESTE

Na região noroeste, que compreende a cidade de Cianorte, houve uma queda de 35% na produção em relação ao ano passado. De acordo com Domingos Martins, a retração pode ser explicada pelo fechamento de abatedouros em Rondon e Umuarama. Os abatedouros que foram fechados na região eram responsáveis por quase 200 mil abates de frango por dia. A empresa de Cianorte vem apresentando bons resultados, mas ainda não conseguiu absorver toda esta produção, explica o presidente do Sindiavipar.
De janeiro a maio deste ano, a região noroeste registrou 54,094 milhões de abates de frango, o que corresponde a 7,25% da produção de todo o estado.

SINDIAVIPAR

O Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar) representa 42 abatedouros, incubatórios e frigoríficos paranaenses. Atualmente, o Paraná é o maior produtor e exportador nacional e responde por mais de 35% das exportações de carne de frango do Brasil, embarcando o produto para mais de 160 países em todo o mundo.