Mais de 9 milhões de litros de água são consumidos por dia em Cianorte

A previsão da Organização das Nações Unidas (ONU) é que, até 2030, a demanda por água no mundo aumente em 50%. Ao mesmo tempo, mais de 80% do esgoto produzido pelas pessoas volta à natureza sem ser tratado. Diante desse cenário, neste Dia Mundial da Água, lembrado nesta quarta-feira (22), a organização mobiliza governos, setor privado e sociedade civil contra o desperdício, por melhoria nos sistemas de coleta e tratamento de esgoto e pelo reaproveitamento máximo das águas residuais urbanas.

As águas residuais são os recursos hídricos utilizados em atividades humanas que se tornam impróprios para o consumo, mas podem ser utilizados para outros fins após tratamento. Segundo a ONU, os benefícios para a saúde humana e para o desenvolvimento e sustentabilidade ambiental são muito maiores que os custos da gestão dessas águas, fornecendo novas oportunidades de negócios.

Em Cianorte, de acordo com dados da Sanepar, são tratados 415 mil litros de água por hora na Estação de Tratamento da cidade, o local funciona, em média, 23 horas por dia, ou seja, os cianortenses consomem 9.545.000 de litros de água todos os dias. Por mês, são mais de 286 milhões de litros de água gastos na cidade. Isso é uma média, pois quando os dias estão mais quentes e também nos finais de semana, esse consumo aumenta, frisa o gerente da Sanepar em Cianorte, João Cícero de Oliveira.

Para ele, ainda há muito a ser feito para evitar o desperdício de água. Sei que muitas pessoas já estão tomando essa consciência da importância do reúso da água, mas ainda tem muita gente varrendo a calçada com água tratada, deixando torneiras abertas, não reaproveitando a água da máquina de lavar, enfim, são hábitos que devem ser reavaliados, destaca.

 

CONSUMO E REÚSO DE ÁGUA

A média de consumo de pessoa por dia em Cianorte é de 136 litros de água. O valor é menor do que a média nacional, 220 litros/habitante/dia e maior do que o recomendado pela ONU, 110 litros/habitante/dia. Segundo a Sanepar, a rede de esgoto atende 66,29% da cidade, ou seja, mais de 33% da água tratada na cidade não é reaproveitada. Há projetos para aumentar essa cobertura, porém não há nada definido sobre datas, completou João Cícero.

Na avaliação do coordenador de Implementação de Projetos Indutores da Agência Nacional de Águas (ANA), Devanir Garcia dos Santos, para o Brasil, é essencial discutir o reúso da água já que o recurso, apesar de abundante, não é distribuído uniformemente em todas as regiões do país. Temos regiões que têm carência de água e que têm potencial de fazer reúso. Muitas demandas poderiam ser atendidas com o reúso, disse, em entrevista à Agência Brasil.

Segundo ele, além de atender às necessidades por água limpa, o reúso também significa o tratamento de esgotos e dos efluentes domésticos. O Brasil tem um problema sério, a área atendida hoje é pequena. Em torno de 35% da população é atendida com tratamento de esgoto, mas isso está concentrado nos grandes centros. As capitais dos estados tem capacidade de tratamento. Quando se pega municípios com menos de 200 mil ou menos de 50 mil habitantes, praticamente tem muito pouco tratamento nessas áreas, explicou o coordenador da ANA.

Segundo a ONU, cerca de 1,8 bilhão de pessoas no mundo usam fontes de água contaminadas por fezes para beber, e, a cada ano, 842 mil mortes são relacionadas a falta de saneamento e higiene, bem como ao consumo de água imprópria.