Extravio de Carteira de Habilitação cai 80% no Paraná

Desde o início deste ano, o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) está promovendo uma ação conjunta com os Correios para aumentar a segurança no transporte de documentos. De janeiro a maio, o número de Carteiras de Habilitação extraviadas caiu de 25 para cinco, o que representa uma redução de 80%.

O Detran fez um estudo dos casos de extravio e identificou os principais municípios com ocorrências, depois levou as informações aos Correios para adoção das medidas necessárias. Segundo a assessoria do órgão, os números de extravios em Cianorte não podem ser divulgados por questões de segurança do Departamento de Trânsito e dos Correios.

Segundo o coordenador de habilitação do Detran-PR, Farid Gelasco, os usuários podem adotar medidas simples para evitar o extravio do documento. A melhor forma de evitar que um extravio ocorra é manter o endereço atualizado na base de dados do Detran. Isso pode ser realizado de várias maneiras: por telefone, pela internet ou nos postos de atendimento, explica.

ORIENTAÇÕES

Em caso de extravio da Carteira de Habilitação, o Detran orienta que os usuários registrem boletim de ocorrência para garantir segurança caso o documento chegue às mãos de outra pessoa.

Os Correios fazem três tentativas de entrega com aviso de recebimento. Se não conseguirem, o documento fica retido. Se o usuário perceber que a Carteira não chega, a orientação é procurar saber se ela foi realmente extraviada, por meio do site dos Correios, do Detran ou entrando em contato por e-mail ou telefone. Caso seja constatado mesmo o extravio é preciso procurar o Detran e solicitar uma segunda via. Esse documento não tem custo, já que em quase 100% dos casos a responsabilidade é dos Correios, orienta Gelasco.(Com informações da Agência Estadual de Notícias e Assessoria de Imprensa do Detran)