Em ação preventiva, cadeia de Cianorte passa por bate-grade

Os agentes carcerários da 21ª Subdivisão Policial, em conjunto com as polícias Civil e Militar, realizaram uma operação bate-grade na manhã desta terça-feira (17) na cadeia de Cianorte.

Durante a operação foram recolhidos aparelhos celulares e objetos perigosos, porém, desta vez, não foram encontradas drogas nas celas. Para o delegado titular da SDP, Ítalo Cesar Sêga, o balanço da ação foi positivo e serve como demonstração de empoderamento diante dos mais de 130 presos da cadeia local.

Foi uma ação de cunho preventivo. Temos que manter a ordem para evitar ocorrências futuras. Essa operação também teve como objetivo reciclar os procedimentos seguros tomados pelos agentes carcerários e ajudar no aperfeiçoamento dos novos soldados da Polícia Militar, que tem feito um ótimo trabalho, avaliou Sêga.

POR DENTRO DAS CELAS

A reportagem da Tribuna acompanhou parte da operação e pode entrar nas celas onde os detentos ficam presos. Por lá a imagem é de tranquilidade e organização, por mais inimaginável que isso possa parecer. São diversos colchões estendidos nas celas e também nos corredores das galerias, assim como objetos pessoais dos encarcerados. Outra coisa que chamou a atenção são as regras de convivências expostas nas galerias. Entre as regras estão: respeito individual e coletivo; medir as palavras de baixo calão que possam ferir verbalmente alguém; atenção à limpeza do espaço coletivo e até respeito aos horários de atividades.

 

FALTA DE INFRAESTRUTURA

A Cadeia Pública de Cianorte foi interditada administrativamente em abril de 2016 após uma avaliação estrutural do local a pedido do Ministério Público. Na época, a cadeia chegou a ser chamada de bomba relógio pelas autoridades competentes, que pediam uma reforma imediata do prédio. Até agora nenhuma obra muito grande foi realizada, porém a situação na carceragem parece ter melhorado após alguns investimentos do Conselho Comunitário de Segurança Pública de Cianorte. No ano passado, a cadeia de Cianorte chamou a atenção após diversas fugas registradas ao longo do ano por meio de túneis escavados pelos presos. Vale lembrar que essas rotas de escape foram concretadas e há mais de três meses que não são registradas mais tentativas de fuga.