Defensoria retoma atividades com vítimas de violência doméstica

A Defensoria Pública do Paraná em Cianorte está retomando neste mês as atividades do projeto que atende mulheres vítimas de violência doméstica. Em reuniões quinzenais, essas mulheres encontram apoio, orientação e acompanhamento psicossocial e jurídico, que é prestado durante encontros do grupo. Além disso, há os atendimentos psicológicos individuais mensais, com o intuito de trabalhar as demandas de cada uma das mulheres. Desde 2015, quando a iniciativa começou a sair do papel, cerca de 70 mulheres já foram atendidas. 

O perfil das assistidas é bem variado, com idades que vão dos 18 aos 81 anos. As mulheres chegam relatando casos de violência física, mas a partir do acompanhamento e das conversas com o grupo, são identificados abusos psicológicos, morais, patrimoniais e sexuais. De acordo com a psicóloga Aline Hoepers, responsável pelo projeto, que conta ainda com a participação da assistente social Grazielle Ganhão, os resultados do projeto incluem a criação de um espaço de pertencimento, de orientação e apoio contínuos e mudança na auto-percepção da mulher, além de significativa melhora na sua autoestima, na forma como elas se percebem e da criação de uma rede de apoio entre elas, com um alcance que vai além do grupo.

Em dois anos de projeto, a equipe também formalizou uma articulação com instituições da rede municipal para facilitar encaminhamentos e atendimentos para as mulheres e suas famílias de maneira integral. Neste ano, serão trazidas por profissionais da rede de serviços do município diversas temáticas para serem trabalhadas com essa mulher em interlocução com a Defensoria Pública, explica a assistente social Grazielle Ganhão.

 

COMO PARTICIPAR

As atividades de 2017 começam no dia 15 de março com um grupo de cerca de 20 mulheres. Os encontros ocorrem às quartas-feiras, quinzenalmente, às 19h30, na sede da Defensoria Pública em Cianorte (Avenida Maranhão, nº 255, Centro). O grupo é aberto e qualquer mulher pode buscar espontaneamente o serviço, em qualquer momento do ano, como também pode ser encaminhada a partir de outras instituições. As mulheres vão encontrar neste ano no grupo um espaço de orientação, de apoio e acompanhamento quanto às suas demandas psicológicas, sociais e também jurídicas, finaliza Grazielle.

Para saber as datas das reuniões e outras informações, acesse a página do atendimento da Defensoria Pública em Cianorte (www.defensoriapublica.pr.def.br/pagina-135.html).