Defensoria Pública já realizou mais de 4 mil atendimentos em Cianorte
A Defensoria Pública do Paraná completou seis anos neste mês. Em Cianorte, o serviço foi instalado em 2014 e de lá para cá já realizou 4.201 atendimentos judiciários a pessoas que não podem pagar por um advogado. A maior procura é por orientação nas áreas criminal, infância e juventude e execução penal. Uma equipe formada por defensores públicos, psicólogos, assistentes sociais e assessores jurídicos atua na cidade e em outros cinco municípios – Japurá, São Manoel do Paraná, Jussara, São Tomé e Indianópolis.
Atualmente a instituição conta com dois defensores na cidade. De acordo com um planejamento de expansão elaborado para todo o Estado, o ideal seria ao menos dez, pela demanda de trabalho. Mesmo o assim,o número de atendimentos na Comarca de Cianortetem aumentado. Somente nos três primeiros meses deste ano a instituição já realizou 1.079 procedimentos, entre ações judiciais, acordos, audiências e recursos. Em todo o ano passado foram 1.889.
PROJETOS
Além do atendimento ao público, a Defensoria mantém projetos de educação e conscientização. Um deles presta apoio a mulheres que sofreram algum tipo de violência doméstica por meio de grupos de apoio que se reúnem a cada quinze dias. O objetivo é prestar orientação e minimizar o sofrimento psíquico da mulher vítima de violência doméstica, explica a defensora pública Pietra Previate. Homens, autores de violência, também recebem atendimento por meio de palestras ministradas em parceria entre Defensoria, Ministério Público e Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
Outra iniciativa da Defensoria é o atendimento aos presos da Penitenciária Estadual de Cruzeiro do Oeste (PECO) que progrediram ao regime semiaberto. “O trabalho permite a possibilidade de reconstrução de projetos de vida, bem como a prevenção de reincidência de práticas criminosas”, esclarece a instituição.
Na área educativa, a Defensoria atua nas 13 escolas municipais da cidade por meio de um projeto que leva educação para o direito a crianças e adolescentes. Elas são conscientizadas sobre direitos e deveres previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente. Para a defensora pública Pietra Previate os projetos mantidos pela defensoria tornam a instituição mais valorosa. A gente veio para suprir uma demanda que era feita por advogados da ativa. No entanto, acredito que a maior importância da Defensoria são esses projetos de educação e conscientização para o direito do cidadão que não são oferecidos nem por advogados da ativa, nem por nenhuma instituição, diz.
ATENDIMENTO
Para receber o atendimento na Defensoria Pública de Cianorte é preciso passar por uma triagem inicial. É preciso ter renda familiar de até três salários mínimos (R$ 2.811) e apresentar documentos pessoais, comprovante de residência, comprovante de renda atual de todos os membros da família que vivem na mesma casa, dados pessoais da parte contrária, dados e documentos referente ao processo que pretende iniciar.
A Defensoria Pública de Cianorte fica localizada na avenida Maranhão, nº255, no centro. O atendimento é realizado de segunda à sexta-feira, das 12h às 17h. Informações pelo telefone (44) 3637-2469.

