Crea-PR realiza Fórum de Acessibilidade em Cianorte

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) realiza na quinta-feira (8) um fórum sobre acessibilidade em Cianorte. O evento, que ocorrerá em outras 30 cidades nas próximas semanas, tem como objetivo divulgar leis e normas que regem a acessibilidade no país. Em conjunto com os profissionais da área, estudantes, órgãos de classe e o poder público, o Conselho também pretende traçar ações sobre a adoção de práticas acessíveis nas áreas de engenharia e agronomia em Cianorte.

Na programação haverá três palestras: Acessibilidade urbana com a assessora especial de trânsito, representante da Prefeitura Municipal de Cianorte, engenheira Jennifer Cadan; Socialização do deficiente físico x acessibilidade nos dias atuais com um representante da Associação do Deficiente Físico de Cianorte (ADFIC); Inclusão da pessoa com deficiência intelectual no mundo do trabalho com um representante da Associação de pais e Amigos dos Excepcionais (APAE); e palestra com um representante da Comissão de Acessibilidade do Crea-PR. Por fim, haverá um debate.

De acordo com o presidente da Comissão de Acessibilidade do Crea-PR, o engenheiro mecânico Sérgio Yassuo Yamawaki,a realização e participação nesses eventos é muito importante para que haja um entendimento da leis que determinam a acessibilidade e para uma ação efetiva por todos os envolvidos na área, fazendo com que a sociedade evolua em termos de inclusão, diz.

Para Yamawaki, a legislação federal tem avançado nos últimos anos no que se refere ao assunto. Agora é o momento de criar as politicas públicas municipais e definir setores para atender essa legislação em âmbito estadual e municipal. Os fóruns serão uma oportunidade de os municípios mostrarem as boas práticas detectadas durante os últimos anos e entender os desafios regionais para que se encontrem soluções adequadas e para que haja uma evolução contínua para que em um futuro próximo tenhamos o estado inteiro atendendo essa grande demanda de acessibilidade que existe atualmente, diz.

O evento é voltado para prefeitos, secretários, vereadores, engenheiros, professores, estudantes, administradores, representantes do Ministério Público, juízes e advogados das cidades que integram a Amenorte (Associação dos Municípios do Médio Noroeste). Também são esperados profissionais e acadêmicos das engenharias que buscam se atualizar quanto às leis e normas de acessibilidade e buscam conhecer e apresentar oportunidades de atuação no segmento. Para participar é preciso realizar a inscrição até esta quarta-feira (7) através do link https://goo.gl/b0Ubzc. A participação é gratuita e as vagas são limitadas.

SERVIÇO
Fórum de Acessibilidade do Crea-PR em Cianorte
Data: 08/06/17 às 14h
Local: Auditório da Associação Regional de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Cianorte (AREARC)
Endereço: Praça da República, 33 – Zona 1.
Entrada franca