Colégios são desocupados em Cianorte e Jussara

Oficiais de justiça e equipes da Polícia Militar de Cianorte iniciaram nesta manhã a reintegração de posse dos colégios ocupados na cidade e em Jussara. A liminar expedida pelo juiz de Direito, João Alexandre Zarpellon, determinou a saída imediata dos manifestantes dos prédios das escolas.

Os estudantes tiveram de sair dos colégios até o meio dia, com pertences pessoais e ainda foi determinada a reorganização dos espaços ocupados. Segundo informou a Polícia Militar, não houve resistência por parte de nenhum grupo. Na cidade, estavam ocupados oito colégios: Caio Moreira, Dom Bosco, Estadual Cianorte, Igléa Grollmann, Itacelina Bittencourt, José Guimarães, Primo Manfrinatto e São Lourenço.

Em Jussara, houve a reintegração do Colégio Estadual Senador Moraes de Barros, ocupado na semana passada. Em Tapejara e Tuneiras do Oeste, onde estavam ocupados os colégios Santana e Almirante Tamandaré, ainda não há informação oficial se a desocupação já ocorreu. Ontem (27), a Justiça de Cruzeiro do Oeste, Comarca das cidades vizinhas, determinou multa de R$ 300/dia ao aluno que mantivesse as escolas tomadas, em ambos os municípios.

A liminar foi expedida na quarta-feira (26), mas os estudantes só foram notificados na manhã desta sexta-feira (28). De acordo com o Núcleo Regional de Educação  de Cianorte, com o fim das ocupações os mais de 7,9 mil alunos que estavam sem aula, desde o dia 11 de outubro, devem voltar à rotina escolar a partir de segunda-feira (31).

O movimento Ocupa Paraná, em nota publicada na internet, destacou que, mesmo com a saída dos estudantes dos colégios, as manifestações prosseguem. Apesar da reintegração de posse das escolas, o campus da UEM, em Cianorte, ainda permanece ocupado até o momento.