Cianorte amplia vacina da gripe para públicos específicos

Com o término oficial da Campanha nacional de vacinação contra a gripe, nessa sexta-feira (09), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) recomendou aos municípios do Paraná que intensifiquem a imunização dos grupos prioritários, em especial, daqueles que ainda não atingiram a meta de 90%, bem como que estendam a oferta da vacina para públicos específicos. A orientação é vacinar os cobradores e motoristas de ônibus de transporte público, cuidadores de pessoas vulneráveis (como idosos e acamados) e a população em situação de rua.

Em Cianorte, a partir desta segunda-feira (12), a Secretaria Municipal de Saúde passa a imunizar, além dos públicos recomendados pela Sesa, as crianças com até seis anos incompletos e as pessoas com idade acima dos 55 anos. A definição dos novos grupos com direito à imunização pelo sistema público foi realizada em reunião com a 13ª Regional de Saúde e baseada na epidemiologia da doença, ou seja, nas suas causas, sintomas e formas de propagação; ampliando o subgrupo das crianças e o dos idosos, pelo fato de serem os mais propensos a complicações, que podem levar a óbito, conta a secretária de Saúde, Michelly Poliana Viguiatto Pricinotto.

O saldo de doses da vacina é decorrente da falta de comparecimento dos grupos prioritários dentro do prazo estipulado, e até prorrogado, pela Campanha Nacional. Cianorte, de modo geral, já ultrapassou a meta e está com 93% de cobertura, no entanto, é importante esclarecer que não deixaremos de imunizar o público-alvo inicial. Ainda devem procurar pela imunização as crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, mulheres que tenham realizado parto há menos de 45 dias, idosos maiores de 60 anos, doentes crônicos, profissionais de saúde, indígenas e professores em atividade, salienta a chefe da Divisão de Prevenção em Saúde, Heloisa Dantas.

A imunização está sendo aplicada nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Cianorte, 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h, e nas dos distritos de Vidigal e São Lourenço, 7h30 às 11h30 e das 13h às 16h30; bem como na Sala de Vacina (Avenida Allan Kardec, nº 741 – próxima ao Corpo de Bombeiros), das 8h às 17h30, sem pausa para almoço. Para receber a dose, as crianças precisam apresentar a carteirinha de vacinação; as gestantes a caderneta do pré-natal; e os adultos devem portar um documento de identidade com foto.