Cidades

Católicos de Cianorte celebram Corpus Christi

A data é marcada pela procissão sobre os tapetes confeccionados pelos fiéis nas ruas da cidade
Os tapetes são confeccionados com pó de serra e pó de café, além de materiais recicláveis (Foto: MÔNICA CHAGAS / ARQUIVO PESSOAL)

Nesta quinta (15), católicos do mundo todo celebram a solenidade de Corpus Christi e demonstram publicamente a fé no corpo e sangue de Jesus Cristo com a procissão em vias públicas. Em Cianorte, a tradicional confecção dos tapetes ao redor da Igreja Matriz começa às 5 da manhã e reúne fiéis de toda a cidade.

De acordo com o pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, padre Sérgio Carris, este é um dos dias centrais para os católicos. “A confecção dos tapetes é mais um gesto de carinho dos fiéis e uma verdadeira catequese, que promove a interação da comunidade, que começa a preparar a decoração muito tempo antes, juntando os materiais”, explica.

Segundo o padre, esse ano a comunidade foi motivada a utilizar elementos naturais, como serragem e pó de café, nos tapetes. Além disso, os Vicentinos estarão ao redor da igreja recolhendo alimentos a serem ofertados para famílias em situação de vulnerabilidade.

A festa foi instituída no século XIII, pelo Papa Urbano IV. No Brasil, Corpus Christi é celebrado sempre na quinta-feira seguinte à festa da Santíssima Trindade ou 60 dias após a Páscoa.

PROGRAMAÇÃO

No Santuário Eucarístico Diocesano - Paróquia Nossa Senhora de Fátima haverá duas missas, às 9 e às 17 horas. A procissão no entorno da igreja será realizada logo após a celebração das 9 da manhã. Em caso de chuva, só haverá celebração dentro da igreja. No distrito de Vidigal, a missa com procissão também será às 9 horas.

INTERDIÇÕES

A Divisão de Trânsito da Prefeitura de Cianorte fará duas interdições nesta quinta-feira (15). Nas ruas do entorno da Igreja Matriz a interdição será em meia pista a partir das 6 da manhã. No cruzamento da rua Tocantins com a avenida Amazonas a interdição será das 9 às 11 horas, impedindo os motoristas de entrarem na rua pela avenida.