Cartório Eleitoral de Cianorte abre mais de 2 mil vagas para agendamento

Para a próxima semana, entre os dias 3 e 7 de julho, foram disponibilizadas 2080 vagas para agendamento no Cartório Eleitoral de Cianorte. Os eleitores devem acessar o site www.tre-pr.jus.br e selecionar a comarca de Cianorte para escolher um horário livre. O agendamento evita filas e diminui o tempo de espera em 45 minutos.

Segundo o chefe do Cartório em Cianorte, Fernando César Crinchev, a orientação é que os eleitores agendem os horários pelo site o quanto antes, já que julho é um mês de férias e os atendimentos devem aumentar. A procura continua muito baixa aqui na região. Em Cianorte, 27 mil eleitores precisam fazer o recadastramento biométrico, isso considerando o eleitorado de 2014, ou seja, estima-se que este número seja pelo menos 10% maior, afirma Crinchev.

No Cartório Eleitoral de Cianorte a média de atendimento é de 480 por dia, praticamente metade do esperado. Para a semana que vem, há 408 vagas por dia para agendamento e os eleitores também podem comparecer ao fórum eleitoral sem horário agendado. De acordo com Crinchev, o horário mais tranquilo de atendimento é depois das 16 horas.

PRAZOS

O prazo para a revisão biométrica termina no dia 11 de agosto, mas a orientação é que os eleitores de Cianorte procurem o fórum o mais cedo possível. Quem deixar para a última hora corre o risco de não ser atendido pela grande demanda.

Quem perder o prazo para fazer o recadastramento terá o título de eleitor cancelado e fica em débito com a Justiça Eleitoral. Este ano, 838 títulos foram de pessoas que deixaram de votar ou justificar ausência nas três últimas eleições foram cancelados em Cianorte.

De acordo com o chefe do Cartório Eleitoral de Cianorte, Fernando Crinchev, quem tem o título cancelado pode enfrentar uma série de problemas. A pessoa não pode fazer passaporte, inscrever-se em concursos públicos, matricular-se em instituições públicas de ensino e, além disso, pode sofrer uma suspensão no CPF, explica Crinchev.

SERVIÇO

O Cartório Eleitoral de Cianorte fica na Avenida Goiás, 51, próximo à prefeitura. O horário de atendimento é das 9 às 18 horas, sem pausa para o almoço.  Para o recadastramento, o eleitor precisa levar comprovante de residência, RG e título de eleitor.

Os eleitores podem acompanhar os informes da Justiça Eleitoral do município pela página ‘Recadastramento biométrico de Cianorte’ no facebook.