Educação

Alunos do CEEP desenvolvem brinquedos educativos e sustentáveis

Os brinquedos serão doados a uma instituição de educação que ainda será escolhida pelo CEEP.
Leonardo produziu o brinquedo com madeira utilizando princípios estéticos do Design (Foto: Mônica Chagas/Tribuna de Cianorte )

Os alunos do curso Técnico em Vestuário do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) de Cianorte finalizaram, nesta semana, o Projeto Brinqueducando. Desenvolvido pela professora Leny Pereira Gonçalves, a proposta foi trabalhada na disciplina de Design durante todo o semestre com as turmas de primeiro e segundo módulos, nomeadas Armani e Dior.

Segundo a professora Leny, o trabalho possibilitou um ensino diferenciado na trajetória dos alunos. “O desafio foi desenvolver um brinquedo pedagógico voltado a crianças da educação infantil, levando em consideração conteúdos teóricos trabalhados no curso, impacto social e sustentabilidade. No primeiro bimestre nós trabalhamos a parte teórica, como desenvolvimento de produto e elementos do design. Depois cada aluno teve que pesquisar, definir o público alvo e decidir como faria o brinquedo, a partir de um elemento inspirador”, explica.

O trabalho foi individual e teve a participação de 40 alunos das duas turmas. Entre os brinquedos produzidos estão carrinhos, jogos de tabuleiro, casinha de boneca, boliches educativos, instrumentos musicais, entre outros.

Leonardo Poyer, aluno do segundo módulo, produziu um brinquedo que reproduz a lógica dos games. “Eu observo que meu irmão pequeno fica muito tempo no celular jogando ou assistindo vídeos. Então tentei fazer um brinquedo espelhado nos games, mas que tirasse as crianças de dentro de casa e levasse para fora, para brincar com coisas saudáveis.”, explica.

Os brinquedos serão doados a uma instituição de educação que ainda será escolhida pelo CEEP. Segundo a professora Leny, os alunos farão a entrega dos brinquedos para constatar a funcionalidade dos produtos pelas crianças.