Alunos da rede estadual podem participar de cursos de aperfeiçoamento matemático

Os estudantes da rede estadual de ensino podem participar de aulas específicas de preparação intensiva para competições como a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). As aulas são gratuitas e têm como objetivo potencializar o aprendizado e desenvolver competências nesta área do conhecimento.

O curso também vai promover acesso a novas ferramentas que estimulam curiosidade, capacidade investigativa, autonomia para resolver problemas e melhora do desempenho escolar.

 

MODALIDADES

O treinamento é dividido nas modalidades presencial (com carga horária de 144 horas) e a distância, que dura o ano todo. O curso é dividido em três níveis: 1 para estudantes do 6° e 7° ano do ensino fundamental; 2 para estudantes do 8° e 9° ano; e 3 para estudantes do ensino médio. O curso segue as diretrizes do material didático fornecido pelo Instituto Brasileiro de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).

Os estudantes do nível 1 vão trabalhar com disciplinas de aritmética e combinatória. Já nos níveis 2 e 3 serão trabalhadas as disciplinas de álgebra, combinatória, geometria e teoria dos números.

As aulas são ministradas por professores voluntários em Polos Olímpicos de Treinamento Intensivo (POTI). As inscrições podem ser feitas no endereço poti.impa.br (http://poti.impa.br/).

As avaliações serão por meio de simulados nacionais preparados pela equipe da Olimpíada Brasileira de Matemática. Para obter o certificado de participação é necessário 80% de frequência.

 

Polos Olímpicos de Treinamento Intensivo no Paraná:

 

MARINGÁ

Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Av. Colombo, 5790 – Vila Esperança.

Coordenador: Eduardo de Amorim Neves.

Tel: (44) 3011 – 4933/4738.

 

CURITIBA

UFPR – Centro Politécnico – Departamento de Matemática.

R. Cel. Francisco H. dos Santos, 100.

Coordenador: Diego Otero.

Tel: (41) 3361-3276

 

PONTA GROSSA

Universidade Estadual de Ponta Grossa – Campus Uvaranas.

Avenida General Carlos Cavalcanti, 478 – Central de Salas de Aula.

Coordenador: Elisângela Meza.

Tel: (42) 8405-8173

 

TOLEDO

Universidade Tecnológica Federal do Paraná – campus Toledo.

Rua Cristo Rei, 19 – Vila Becker.

Coordenador: Rodrigo Andrade.

Tel: (45) 3379-6818