Adapar espera vacinar 235 mil bovinos na região de Cianorte

Mais de 235 mil cabeças de gado, em 2,7 mil rebanhos espalhados nos 11 municípios da Amenorte (Associação dos Municípios do Meio Noroeste) devem ser vacinados na segunda etapa da campanha contra a febre aftosa. Na região e em todo o Paraná, a vacinação começa neste sábado (1º). A Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná) espera atingir 100% dos rebanhos até o dia 30 de novembro.

O Paraná é considerado pela OIE (Organização Mundial de Saúde Animal) área livre da doença. No entanto, o Ministério da Agricultura exige a vacinação como forma de prevenção.  A Adapar lembra que a comprovação da vacina é obrigatória e pode ser feita em qualquer ULSA (Unidade Local de Defesa Agropecuária), ou também pela internet, no endereço: www.adapar.pr.gov.br

De acordo com o médico veterinário, supervisor regional da Adapar, no Noroeste, José João Vituri, diferente da primeira etapa, realizada em maio, agora todo o rebanho, a partir da zero idade deve ser vacinado.

Ele lembra que, o produtor precisa preencher o Comprovante de Vacinação na propriedade, relacionando corretamente a quantidade de animais existentes e vacinados, por sexo e por faixa de idade. A quantidade de animais relacionada no Comprovante será cadastrada na ADAPAR e, portanto, deve ser exatamente igual ao existente na propriedade, instrui o veterinário.

COMO COMPROVAR

De acordo com Vituri, o produtor deve fazer a comprovação da vacinação nas ULSA da Adapar, levando as duas vias do Comprovante de vacinação preenchido e a Nota Fiscal da compra da vacina ou, por meio da internet, informando seus dados pessoais (CPF e número do Incra da propriedade) dados da nota fiscal, da vacina e do rebanho, quando for utilizado essa forma de comprovação (via internet).  Se numa mesma propriedade tiver a criação de bovinos e búfalos, preencher um comprovante para cada espécie de animal, acrescenta ele.

Na comprovação online, se houver algum erro apontado pelo sistema, que não permita o procedimento, o produtor deverá se dirigir à ULSA, responsável pela jurisdição de propriedade, a fim de verificar qual a irregularidade apontada em seu cadastro.