No Noroeste apenas três cidades receberam vacina contra dengue

A decisão de vacinar a população é uma estratégia a mais para controlar a dengue no Paraná e não substitui os cuidados necessários para o combate ao mosquito Aedes aegypti. O repasse de recursos do Governo do Estado para o controle do mosquito transmissor da dengue já atingiu mais de R$ 120 milhões, sem, no entanto, evitar novas epidemias da doença.

A incidência de dengue no Paraná aumentou três vezes de 2013 a 2015. Em relação ao último período epidemiológico (agosto de 2015 a julho de 2016), o número de casos de dengue cresceu 55%. Mais de 80% da população do Estado, cerca de 9 milhões de pessoas, vive em áreas com circulação viral.

“Com a incorporação da vacina em municípios epidêmicos, será possível diminuir a circulação viral de dengue no Estado, protegendo indiretamente também as pessoas não imunizadas”, explica o secretário de Estado da Saúde em exercício, Sezifredo Paz.

O vice-presidente da Sanofi Pasteur, Guillaume Leroy, garantiu que a vacina é segura e eficaz. “Tivemos 20 anos de pesquisa com um conjunto robusto de estudos que mostram que a vacina Dengvaxia proporciona proteção de 93% contra a dengue grave e reduz em 80% as internações pela doença. É uma ferramenta testada e com efetividade comprovada”, relatou.

Ele explicou que para o desenvolvimento da vacina e comprovação de sua segurança e eficácia, a empresa trabalhou com 40 mil pacientes, em dez países, incluindo o Brasil. A Sanofi tem visão de interesse público para essa vacina. Implantamos uma planta de produção nova na França. Hoje temos vários milhões de doses disponíveis, informou.

MUNICÍPIOS CONTEMPLADOS, POR REGIONAL DE SAÚDE (RS):

Paranaguá;

Foz do Iguaçu;

Santa Terezinha de Itaipu;

São Miguel do Iguaçu;

Boa Vista da Aparecida;

Tapira;

Santa Izabel do Ivaí;

Cruzeiro do Sul;

Santa Fé;

Munhoz de Melo;

Marialva;

Paiçandu;

São Jorge do Ivaí;

Maringá;

Mandaguari;

Sarandi;

Iguaraçu;

Assaí;

Ibiporã;

Jataizinho;

Porecatu;

Bela Vista do Paraíso;

Cambé;

Londrina;

Sertanópolis;

Leópolis;

São Sebastião da Amoreira;

Itambaracá;

Cambará;

Maripá.