Obras de duplicação da PR-323 começam até final do mês

Os trabalhos de melhorias no corredor da PR-323, entre Maringá e Francisco Alves, começam ainda em setembro. As intervenções incluem reparos no pavimento, limpeza, poda e roçada na faixa de domínio e restauração da sinalização existente, proporcionando melhores condições para os usuários da via.

As ações estão previstas em contrato de parceria público-privada (PPP) firmado entre o Governo do Estado do Paraná e a concessionária Rota das Fronteiras, liderada pela Odebrecht TransPort e composta também pelas empresas Tucuman Engenharia, América Empreendimento e Goetze Lobato Engenharia.

A primeira PPP viária do Paraná garantirá mais segurança e conforto às pessoas, itens necessários para o crescimento social e econômico da região.

A concessionária será responsável pela manutenção e conservação de aproximadamente 220 quilômetros (km), por onde circulam 29 mil veículos diariamente. Ao longo dos próximos meses, a empresa fará o detalhamento dos estudos e do projeto executivo e avançará com o processo de licenciamento ambiental.

A previsão é iniciar as obras de duplicação, readequação e restauração da pista existente tão logo seja feita a aprovação dos itens apresentados no projeto executivo e seja concluído o licenciamento ambiental. Nesta fase, prevista para começar no primeiro semestre de 2015, a concessionária atuará com duas frentes de trabalhos simultâneas. Entre Paiçandu e Jussara, serão duplicados 41 km. No perímetro urbano de Umuarama, haverá a adequação da pista duplicada existente, a implantação de viadutos no Trevo de Gauchão e de trincheira para Mariluz, totalizando 3,8 km de pista dupla nova.

Nos primeiros cinco anos, serão duplicados 163 km, entre Paiçandu e Perobal. No 16º ano de concessão, serão duplicados outros 44 km, entre Perobal e Francisco Alves. Durante as obras, serão gerados mil empregos diretos e três mil indiretos, enquanto na fase de operação serão gerados 250 empregos diretos e 375 indiretos.

No total, serão construídos 20 viadutos, 22 trincheiras, 15 passarelas, 9 pontes, além de marginais e ciclovias nas áreas urbanas do corredor da PR-323 que ao longo de sua extensão recebe três denominações diferentes e engloba as rodovias PR-323, PRC-487 e PRC-272.

Nos 30 anos de concessão, serão investidos R$ 3,6 bilhões em obras de ampliação, manutenção e conservação e em serviços ao usuário, que contarão com vias monitoradas e mais seguras, guincho 24 horas e atendimento de primeiros-socorros. Ao longo do trecho, serão instaladas cinco bases de Serviços de Atendimento ao Usuário. Os serviços estarão à disposição dos motoristas após a entrega da duplicação de cada trecho.

Da mesma forma, somente com a conclusão das obras de duplicação de cada trecho, haverá cobrança do pedágio. Serão instaladas quatro praças de pedágio, localizadas nas cidades de Jussara, Tapejara, Cruzeiro do Oeste e Perobal. O valor de tarifa de pedágio oferecido foi de R$ 3,90.

 

Números

220 km de rodovias concessionadas

30 anos de concessão

1.000 empregos diretos gerados durante a obra

250 empregos diretos gerados durante a operação

163 km duplicados até 2019

44 km duplicados em 2030

14 municípios atendidos pelo Corredor PR-323

650 mil habitantes na região

29 mil veículos por dia

4 praças de pedágio

5 bases de Serviço de Atendimento ao Usuário

5 ambulâncias (uma UTI)

5 guinchos leves

2 guinchos pesados

2 veículos de inspeção de tráfego

1 caminhão pipa

 

Segundo pesquisa da Confederação Nacional de Transportes (CNT) de 2013, 84,4% das rodovias sob concessão no País foram avaliadas como ótimas e boas, enquanto somente 26,7% das rodovias sob administração pública tiveram essa classificação. As dez melhores rodovias do País estão sob concessão, conforme ranking que avalia questões como condições do pavimento, sinalização e infraestrutura de apoio.