“Objetivo é formar cidadãos”, diz comandante da Força Verde Mirim

 

Weslle Montanher / Tribuna de Cianorte
Última turma da Força Verde em Cianorte foi em 2012

 

Projeto envolve crianças de 10 a 14 anos em ações que vão além da preservação ambiental

Criado em 2008 pela Polícia Militar Ambiental do Paraná, o projeto Força Verde Mirim é responsável por envolver crianças de 10 a 14 anos em ações que buscam não apenas a preservação do meio ambiente, mas levar conhecimento sobre o trabalho das instituições de segurança pública. Em Cianorte, o projeto foi reativado depois de quatro anos e teve início oficial com uma ação dos soldados mirins, com o plantio de árvores em centros municipais de educação infantil, na quinta-feira (16).

 

Weslle Montanher
Plantio de árvores em creches

O comandante da Força Verde Mirim, soldado Fabiano da Veiga, explicou que a principal proposta do projeto é envolver as crianças em responsabilidades sociais e assim formar caráter de cidadania. É construir uma nova geração, fazê-los mais participativos das discussões que envolvam a sociedade e com isso eles possam conscientizar os familiares.

 

O projeto basicamente funciona em período escolar e contra turno. Semanalmente eles recebem aulas sobre civismo e lições sobre a sustentabilidade ambiental. Nesta segunda turma aberta em Cianorte, a Polícia Militar Ambiental escolheu 37 alunos, todos da Associação Assistencial e Promocional Rainha da Paz. Além das aulas com conteúdo teórico, os alunos também desenvolvem ações práticas, que vão desde plantio de árvores à ações de conscientização ambiental e combate a dengue, disse o comandante.

Por ano, segundo Veiga, a ideia é lançar uma nova turma. É um trabalho de educação necessário e importante, pois graças a programas como estes é possível você ensinar à criança o sentido de cidadania, o dever de um cidadão, e da disciplina, concluiu.

Em Cianorte, as ações da segunda turma da Força Verde Mirim se encerram em novembro. A Polícia Ambiental tem buscado apoio para manter o projeto vivo na cidade, com incentivos públicos e privados já para 2017.